Prevenir acidentes industriais significativos
A Galp assegura uma gestão proativa do risco através de uma análise rigorosa e da prevenção dos riscos da atividade. A prevenção é fundamental para nós, e é atingida através de práticas de segurança eficazes, como manutenções e inspeções regulares em todos os ativos.
Proporcionamos programas de comunicação e formação para garantir que as pessoas envolvidas na operação, manutenção e inspeção têm a informação e o conhecimento necessários da segurança de processo. Um exemplo disto é a adoção dos Fundamentos de Segurança de Processos (FSP) da IOGP, um complemento às Life Saving Rules da Galp. O objetivo é prevenir ocorrências de segurança de processo e aumentar a sensibilização, em especial dos colaboradores da linha da frente e dos empreiteiros. Estes princípios começaram a ser implementados na refinaria de Sines e espera-se que sejam alargados às outras equipas em 2024.
Paragem da Refinaria de Sines
A Refinaria de Sines efetuou em 2023 uma paragem significativa que abrangeu a maioria das suas unidades. Exigiu mais de um ano de preparação e mais de 50% do âmbito estava relacionado com a Segurança/Integridade.
A paragem envolveu cerca de 2.500 pessoas e decorreu de acordo com o planeado, em segurança e sem qualquer incidente significativo.
Principais objetivos da paragem:
- Garantir a integridade e a segurança do equipamento para o ciclo seguinte
- Assegurar a continuidade do negócio
- Conformidade com a legislação europeia, nomeadamente a Diretiva para os Equipamentos Sob Pressão (2014/68/UE)
Segurança de processo
Consideramos que a segurança do processo está no centro da prevenção de acidentes, e resulta da aplicação de bons princípios de conceção e engenharia, bem como de práticas robustas de operação e manutenção.
A Galp garante uma ação proativa, baseada na análise e prevenção dos riscos da atividade. A empresa identifica os riscos envolvidos e implementa medidas de risco adequadas aos seus ativos. Além disso, atualizamos regularmente todas as informações de segurança dos processos, de acordo com os procedimentos de mudança de gestão e os resultados da análise de risco, dispondo de uma gestão de risco robusta e atuando na prevenção de acidentes.
A nossa taxa de eventos de segurança do processo (ambos os tiers) melhorou significativamente desde 2021, em parte devido ao nosso enfoque na integridade dos ativos.
Segurança de produto
Gerimos permanentemente a partilha informação de segurança com os nossos stakeholders, relativa aos produtos que produzimos, utilizamos e comercializamos, tendo em conta os seus perigos e o seu manuseamento seguro.
O diálogo com os clientes e os fornecedores é realizado sistematicamente, no sentido de promover a troca de informação sobre os perigos dos produtos e as medidas de gestão de risco a aplicar em função das suas utilizações.
Os nossos colaboradores e prestadores de serviços são informados sobre os perigos dos produtos existentes nas nossas instalações e sobre a maneira de os manusear em segurança.
Utilizamos as Fichas de Dados de Segurança e a rotulagem das embalagens como veículo privilegiado de comunicação de informação de segurança relativa aos produtos que comercializamos, destacando os perigos que estes apresentam e a forma segura de os manusear.
Trabalhamos no sentido de assegurar que os processos de compra dos produtos garantam que dispomos de informação de segurança dos produtos adquiridos, no cumprimento da regulamentação aplicável.
Integramos várias associações e consórcios europeus relacionados com este assunto, tais como:
- CONCAWE, Environmental Science for the European Refining Industry (divisão da FuelsEurope, European Petroleum Refiners Association)
- LOA, Lower Olefins & Aromatics Reach Consortium
- HCSC, Hydrocarbon Solvents REACH Consortium.
Os Regulamentos REACH e CLP são dois elementos-chave para garantir o uso seguro de produtos químicos na União Europeia.
- REACH, referente, ao registo, à avaliação, à autorização e à restrição de produtos químicos, estabelece a política de enquadramento dos produtos químicos no espaço da União Europeia.
- CLP abrange a classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas. Na Galp utilizamos esta legislação para melhorar continuamente a gestão da segurança dos produtos que fornecemos e manuseamos.
As substâncias que produzimos e compramos – combustíveis, betumes, aromáticos, solventes e óleos-base, entre outros – estão registadas ao abrigo do regulamento REACH e têm as suas classificações notificadas no âmbito do regulamento CLP, de acordo com o exigido por estas peças legislativas.
Segurança no transporte rodoviário de produtos
No que respeita ao transporte de produtos definimos requisitos ao nível da segurança passiva dos veículos (trator e cisterna), de formação dos condutores e dos equipamentos complementares, extravasando em muito as obrigatoriedades legais.
Acreditamos que a adoção destes princípios orientadores tem sido determinante para a redução da sinistralidade rodoviária dos veículos que diariamente são utilizados ao serviço da Empresa.
Segurança no transporte marítimo de produtos
Enquadrado pela nossa política de Segurança, Saúde e Ambiente e as práticas internacionais de referência, estabelecemos procedimentos para os nossos afretamentos e para os navios de fornecedores e clientes destinados à movimentação das nossas matérias-primas e produtos.
Visamos a promoção de processos integrados que assegurem a transparência, o controlo na organização e particularmente:
- minimizar o risco associado ao transporte marítimo de produtos petrolíferos;
- incentivar parceiros, como Armadores, Disponent Owners e Ship Managers, a gerirem as suas frotas e tripulações de acordo com as melhores práticas estabelecidas no âmbito da Oil Companies Internacional Marine Forum (OCIMF), promovendo uma cultura de segurança;
- promover a capacitação das nossas pessoas responsáveis pelas atividades de Shipping;
- assegurar a partilha da informação e o desenvolvimento das melhores práticas através da participação em organizações especializadas sectoriais.
Garantimos a verificação da conformidade dos navios operados nos nossos terminais marítimos, de acordo com critérios de risco e operacionais.
Possuímos procedimentos de inspeção e verificação da conformidade das condições dos navios, certificações, qualificações da tripulação e respetiva gestão operacional. Após cada inspeção é enviado ao armador um relatório “vessel inspection report” e respetivo pedido de ações corretivas, caso aplicável.
Diretiva Seveso
Seguimos e aplicamos os requisitos estabelecidos ao nível da União Europeia para a Prevenção de Acidentes Graves envolvendo substâncias perigosas. Incorporamos nos nossos sistemas de gestão as diretrizes emanadas pela entidade reguladoras nesta matéria.
Analisamos de forma sistemática os acidentes ocorridos no setor procurando integrar as lições aprendidas nas nossas operações. Divulgamos internamente e promovemos o debate interdisciplinar dos relatórios de acidentes.