Comissão Executiva

A Comissão Executiva tem poderes de gestão corrente da Sociedade delegados pelo Conselho de Administração.

Atualmente, a Comissão Executiva é composta por 6 membros, nomeados pelo Conselho de Administração em 3 de maio de 2023, para o mandato de quatro anos (2023-2026), que termina em 31 de dezembro de 2026.

O Conselho de Administração decidiu por unanimidade em 3 de maio de 2023 nomear Filipe Crisóstomo Silva, membro do Conselho de Administração da Galp, como Presidente da Comissão Executiva (CEO), para o mandato de quatro anos de 2023-2026.

Poderes e funcionamento

Poderes

A Comissão Executiva é responsável pela gestão corrente da Sociedade, em linha com as orientações estratégicas definidas pelo Conselho de Administração e com os poderes delegados igualmente pelo Conselho de Administração, que podem ser consultados aqui.

Foi adotado um conjunto de mecanismos para assegurar a monitorização efetiva e eficiente pelos membros não executivos da atividade da Comissão Executiva e para facilitar o respetivo dever de informação. As convocatórias e as atas das reuniões da Comissão Executiva são disponibilizados ao Presidente do Conselho de Administração e para o Presidente do Conselho Fiscal. 

Não obstante o exercício coletivo dos poderes da Comissão Executiva, foi aprovada a seguinte atribuição funcional, entre os membros da Comissão Executiva, de áreas de ação em relação ao negócio e às atividades da Sociedade e das suas empresas controladas ou subsidiárias.

Funcionamento

De acordo com o Regulamento do Conselho de Administração, a Comissão Executiva deve aprovar, no início de cada mandato, as regras que definem os princípios e as regras da organização e respetivo funcionamento, que podem ser encontradas aqui.

De acordo com o Regulamento da Comissão Executiva, a Comissão Executiva deve reunir uma vez por semana e reúne validamente se a maioria dos seus membros estiver presente. As decisões respetivas são tomadas com os votos da maioria dos administradores participantes.

Em 2023, a Comissão Executiva celebrou 28 reuniões, tendo ainda deliberado duas vezes através de votos expressos por comunicações eletrónicas.

Avaliação de desempenho e remuneração

O desempenho dos administradores executivos é avaliado com base no cumprimento de determinados objetivos económicos, financeiros e operacionais, conforme definido na Política de Remuneração submetida pela Comissão de Remunerações e aprovada pela Assembleia Geral.

A remuneração dos membros executivos do Conselho, conforme estabelecida na Política de remuneração dos membros dos órgãos sociais da Sociedade aprovada na Assembleia Geral Anual de 3 de maio de 2023 por maioria de 95,23% do capital social e direitos de voto, envolve quatro componentes principais: remuneração fixa, remuneração anual variável, remuneração anual trianual e incentivo a longo prazo.

A estrutura de remuneração é a seguinte:

A remuneração dos administradores da Galp inclui todas as remunerações pelos cargos mantidos em órgãos sociais de outras empresas do Grupo.

O montante anual total e individual da remuneração recebida pelos membros do Conselho de Administração durante cada exercício, conforme estabelecido pela Comissão de Remunerações, é indicado no Relatório de Governo Societário 2023.

Imprimir

Partilhar: