Petróleo e produtos petrolíferos
A unidade de Energy Management gere a venda do petróleo produzido pela Galp, proveniente exclusivamente do Brasil. Em 2024, foram vendidos 34 mil barris de petróleo, tendo a China e a Europa como principais destinos.
Além disso, a unidade coordena a compra de petróleo bruto e outras matérias-primas, tanto para atividades de refinação como para maximizar valor através de trading. Em 2024, a Galp importou crude de nove países, com a produção própria a representar 17% do total adquirido. Não houve importação de matérias-primas da Rússia.
Os produtos petrolíferos obtidos através da refinação e trading são destinados à unidade de negócio Comercial da Galp, a outros operadores e à exportação. Em 2024, gasolina, fuelóleo e gasóleo foram os principais produtos exportados.
Gás natural
A Galp é um dos principais importadores de gás natural em Portugal, contando com a Argélia e a Nigéria como principais fornecedores de gás natural e gás natural liquefeito (GNL). Para diversificar o portfólio de aprovisionamento, a empresa recorre também aos mercados grossistas de Portugal, Espanha e França, além de ter estabelecido acordos com as americanas Venture Global, NextDecade e, em 2024, Cheniere.
Em 2024, os volumes fornecidos e comercializados de gás natural e GNL atingiram 46,6 TWh, destinados à unidade de negócio Comercial da Galp, trading e autoconsumo em operações industriais.
Desde 2022, a Galp mantém uma presença ativa no mercado brasileiro de trading de gás natural, tanto proveniente da sua produção no país como de terceiros.
Eletricidade
A Galp opera tanto no mercado à vista como no mercado a prazo do Mercado Ibérico de Eletricidade, otimizando a produção própria e o aprovisionamento de energia renovável. Esta abordagem permite responder às necessidades da unidade de negócio Comercial da Galp e maximizar valor através de trading.
A Galp possui contratos de longo prazo para a compra de energia renovável, proveniente de fontes solares e eólicas.
Desde 2022, a Galp mantém uma presença ativa no mercado brasileiro de trading de eletricidade.