As atividades de Energy Management incluem o abastecimento, compra e venda (trading) e expedição de petróleo, biocombustíveis, gás natural, eletricidade e produtos ambientais - quer a partir de capital próprio da Galp, quer a partir de terceiros.
Estas operações proporcionam maior valor ao longo da cadeia integrada de negócios da Galp, pois procuram aproveitar as oportunidades comerciais de forma proativa, maximizar a margem integrada e navegar as dinâmicas e volatilidades do mercado de energia.
Gás natural
A Galp é um dos principais importadores de gás natural (GN) em Portugal.
A empresa tem na Argélia e Nigéria os seus principais fornecedores de GN e gás natural liquefeito (GNL), respetivamente. A Galp tem vindo a diversificar o seu cabaz de aprovisionamento através de uma presença ativa no mercado brasileiro de GN, bem como através dos mercados grossistas português, espanhol e francês e de acordos celebrados com as americanas Venture Global LNG e NextDecade.
Em 2023, os volumes de GN e GNL chegaram aos 46,5 TWh e foram essencialmente canalizados para as necessidades da unidade de negócio Comercial da Galp, atividades de trading, produtores de eletricidade e autoconsumo em operações industriais.
Petróleo e produtos petrolíferos
O Energy Management é responsável pela venda da produção própria de petróleo bruto da Galp, totalmente concentrada no Brasil. Os 36,5 mil barris de petróleo vendidos em 2023 tiveram como principais destinos a China, a Europa e a América do Norte.
Esta divisão da empresa gere também a compra de petróleo bruto que, em 2023, teve como principais origens o Brasil e Nigéria. Contudo, a produção própria da Galp representou apenas 5% do petróleo bruto adquirido. Não houve importação de matérias-primas da Rússia.
Os produtos petrolíferos resultantes das atividades de refinação e trading são essencialmente canalizados para as necessidades da unidade de negócio Comercial da Galp, para outros operadores ou para exportação. Fuelóleo, gasolina e gasóleo foram os principais produtos exportados em 2023.
Eletricidade
A Galp está presente quer no mercado à vista, quer no mercado a prazo do Mercado Ibérico de Eletricidade. Desta forma, a empresa otimiza o aprovisionamento e a sua produção de energia renovável, assegurando as necessidades da unidade de negócio Comercial. Ainda neste âmbito, a Galp detém contratos de longo prazo para a compra de energia renovável de origem solar e acordo bilaterais para a compra de energia de cogeração.
Em 2022, a Galp estabeleceu uma unidade de trading de eletricidade no mercado brasileiro.