Integrar a sustentabilidade na nossa cultura

Enquanto promovemos um negócio consciente e gerador de valor, precisamos de trazer a lente da sustentabilidade para a nossa análise de investimento e processo de tomada de decisão e incorporá-la na nossa cultura. Nos últimos anos, a nossa jornada de sustentabilidade e práticas de classe mundial foram reconhecidas, e entidades reputadas em áreas relevantes designaram-nos como líderes do setor.

Responsabilidade partilhada para o sucesso

Supervisão e gestão da sustentabilidade

A Galp integra os riscos e oportunidades relacionados com a sustentabilidade, a curto, médio e longo prazo, no processo de formulação estratégica e no planeamento de investimentos da Empresa. Estas responsabilidades, supervisionadas pelo Conselho de Administração, são geridas pela Comissão de Sustentabilidade, que conta com o apoio da Comissão de Gestão de Risco. ​ 

Ambas as comissões desempenham um papel essencial no apoio ao Conselho de Administração, assegurando que a empresa identifica e gere continuamente os principais riscos e oportunidades com que se depara, ao mesmo tempo que integram os princípios de sustentabilidade no seu processo de tomada de decisão. A CFO supervisiona as equipas de Sustentabilidade Corporativa e de Gestão de Risco. ​ 

A equipa de Sustentabilidade Corporativa da Galp é responsável pela gestão dos riscos de sustentabilidade a nível corporativo e pela definição e proposta de metodologias de avaliação e monitorização. Estas metodologias são implementadas com todas as unidades corporativas e de negócio relevantes, incluindo a equipa de Gestão de Risco Corporativo, assegurando a definição de um plano de ação para minimizar e mitigar esses riscos.​  

O Conselho de Administração é o responsável máximo pela implementação das políticas relacionadas com a sustentabilidade, assegurando o seu alinhamento com o compromisso da Galp com práticas empresariais responsáveis. 

Saiba mais sobre o Regulamento da Comissão de Sustentabilidade.

 

 

Incentivos à sustentabilidade

O compromisso da Galp com a sustentabilidade reflete-se no seu quadro de avaliação de desempenho, ancorado em critérios ESG. Estes critérios estão diretamente relacionados com a remuneração variável anual, aplicável tanto aos colaboradores como à Comissão Executiva. Os critérios ESG representam 25% da remuneração total dos colaboradores e 25% da componente quantitativa da remuneração baseada no desempenho (65%) da Comissão Executiva. Esta proporção pode aumentar com base na realização de objetivos estratégicos.​ 

Incentivos de longo prazo​

Para assegurar o alinhamento com as metas de longo prazo e os objetivos de sustentabilidade da Galp, os membros da Comissão Executiva têm um incentivo específico de longo prazo, sob a forma de ações da Galp, com direito adquirido ao fim de quatro anos. O número de ações efetivamente atribuído baseia-se em três categorias, incluindo a redução da intensidade carbónica das vendas. 

A política de remuneração dos membros dos órgãos sociais da Galp é revista anualmente e disponibilizada ao público na secção de documentação societária. 

Objective Key Results (OKR)

A metodologia Objective Key Results (OKR), implementada em toda a Organização, inclui a execução do Roadmap de Sustentabilidade anual. Estes objetivos orientam as equipas ao longo do ano e abordam uma série de desafios, incluindo a descarbonização, a preservação da natureza, a melhoria da segurança e o envolvimento dos colaboradores. 

Sistema Integrado de Gestão 

O nosso Sistema Integrado de Gestão inclui as seguintes componentes: certificação externa nas normas ISO 9001 e ISO 14001, ISO 50001 na Refinaria de Sines, EN 12591:2009 (marcação CE) no Parque de Viana do Castelo. Além disso, a Galp possui diversas certificações, aplicáveis de acordo com o âmbito definido.

Na Galp, as auditorias de ambiente, de qualidade e de energia continuam a ser um instrumento de gestão de extrema relevância ao nível do controlo do risco e dos impactes da nossa atividade. Dispomos de uma equipa interna e externa de auditores qualificados. Para a realização de auditorias externas recorremos a entidades independentes e qualificadas.