Em 2023, 20% das mulheres situavam-se no quartil superior de remuneração, 21% no quartil médio superior, 32% no quartil médio inferior e 27% no quartil inferior.
A Galp prosseguiu os seus esforços para promover a equidade e a justiça nas práticas remuneratórias, registando uma diminuição de 1 p.p. na diferença salarial global entre géneros, face a 2022. A métrica ajustada da disparidade salarial entre homens e mulheres, que considera o efeito das diferentes categorias profissionais dentro da empresa, melhorou entre os colaboradores do retalho (-4 p.p. em relação a 2022), que representam cerca de 45% da nossa força de trabalho, e entre os colaboradores não retalho (-2 p.p. em relação a 2022), resultando num valor geral de 2,6%.
Diferença Salarial
1 a diferença salarial global entre géneros é calculada subtraindo a remuneração média feminina da remuneração média masculina e dividindo o resultado pela média da remuneração masculina. O indicador da diferença salarial entre géneros tem em conta o salário base anual.
2 a diferença salarial ajustada tem em conta as diferentes categorias profissionais dentro da empresa, sujeitas a ponderação, o que determina a sua posição relativamente a cada estrutura organizacional e a respetiva proporção de colaboradores em cada categoria profissional.