A Galp informa que a Petrogal Brasil, sua subsidiária brasileira, a ExxonMobil Exploração Brasil Ltda. (ExxonMobil) e a Statoil Brasil Óleo e Gás Ltd. (Equinor) adquiriram uma participação no bloco de exploração Uirapuru, no âmbito da 4ª Rodada de Partilha de Produção realizada hoje no Brasil pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) exerceu o seu direito de entrar no consórcio como operador com uma participação de 30% na área. A Petrogal Brasil deterá uma participação de 14%, enquanto a ExxonMobil e a Equinor adquirem uma participação de 28% cada.
O consórcio ofereceu um excedente em petróleo (profit oil share) de 75,49%. Compromissos adicionais incluem o pagamento de um bónus de assinatura total de c.R$2,65 mil milhões (c.$683 milhões, ou seja, c.$96 milhões relativos à participação da Petrogal Brasil)1, bem como a perfuração de um poço de exploração.
O Uirapuru tem uma área de 1.285 km2 e situa-se no polígono do pré-sal na bacia de Santos, a 175 km da costa e numa lâmina de água que varia entre 800 e 2.100 m. O bloco encontra-se próximo do BM-S-8 e adjacente ao Norte de Carcará, onde a Empresa detém atualmente participações de 17% e 20%, respetivamente.
A aquisição enquadra-se no compromisso estratégico da Galp de reforçar a sua posição em ativos de elevada qualidade em áreas core, como o pré-sal brasileiro, através de parcerias sólidas.
1Correspondente à taxa de câmbio USD:BRL à hora do comunicado.