A Galp Energia classificou-se entre as cinco empresas ibéricas cujas práticas no domínio das alterações climáticas – e qualidade da informação produzida sobre as suas práticas nesta área – mais se distinguiram, obtendo uma pontuação total de 99 pontos em 100 pontos possíveis, sendo que apenas uma empresa obteve uma pontuação superior.
Esta pontuação permitiu que a Galp Energia tenha acedido pelo segundo ano consecutivo ao Climate Disclosure Leadership Index (CDLI), sendo a empresa do sector da energia que registou a maior subida relativamente ao ano anterior.
A distinção pela Carbon Disclosure Project (CDP), organização sem fins lucrativos que representa mais de 700 investidores institucionais com um total de 87 biliões de dólares em ativos, foi anunciada hoje no CDP Iberia 125 Climate Change Report 2013. Este relatório anual avalia o que está a ser feito pelas 125 maiores empresas cotadas em bolsa na Península Ibérica em resposta às mudanças climáticas.
Apenas as melhores classificadas são incluídas no CDLI, elaborado pela PricewaterhouseCoopers, sendo que a Galp Energia já tinha integrado este índice mais restrito em 2012. A pontuação mínima para marcar presença neste índice tem subido de ano para ano e está agora nos 95 pontos. Apenas 14 empresas atingiram esta pontuação este ano, sendo que cinco delas são portuguesas.
O CDP Iberia 125 Climate Change Report, bem como a lista de empresas que integram o CDLI, estão disponíveis em www.cdp.net .
A sustentabilidade na Galp Energia
A presença da Galp Energia em índices internacionais que distinguem as melhores práticas em termos ambientais e de sustentabilidade é o resultado de um compromisso sólido da empresa com a criação sustentada de valor. Em 2013, a Galp Energia voltou a aceder ao grupo das empresas mais sustentáveis do mundo, integrando o Dow Jones Sustainability Index. No seu setor (Oil & Gas), apenas cinco empresas europeias conseguiram este feito.
Carbon Disclosure Project (CDP)
O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma organização internacional sem fins lucrativos que fornece o único sistema global de medição, divulgação gestão e partilha de informação fundamental sobre ambiente. O CDP trabalha com os agentes do mercado, incluindo 722 investidores institucionais com 87 biliões de dólares em activos, para motivar as empresas a reportar os impactos da sua atividade em termos ambientais e a agir de forma a limitar esse efeito. Com a maior base global de informação sobre alterações climáticas e recursos hídricos, o CDP coloca estas informações no centro das decisões estratégicas de negócios, investimentos e políticas.