Uma caminhada, uma corrida com amigos ou um passeio de bicicleta em família podem permitir a todos os portugueses ajudar uma família. É esse o objetivo do movimento “Todos Os Passos Contam”, lançado pela Galp com o apoio da TVI e da Rádio Comercial, e que pretende transformar os quilómetros percorridos pelos portugueses num gesto de solidariedade. A meta está situada na oferta de um milhão de refeições a famílias impactadas pela pandemia através da Rede de Emergência Alimentar.
A participação é simples e não requer ‘ginásticas’ adicionais: por cada quilómetro percorrido a andar a pé, a correr ou de bicicleta – tanto na rua, como em casa, com passadeira ou bicicleta estática –, a Galp, a TVI e a Rádio Comercial oferecem uma refeição; e para que cada passo conte, quem quiser aderir ao movimento só precisa de enviar um print screen do seu telemóvel com a distância percorrida para Todosospassoscontam.galp.com.
O movimento “Todos Os Passos Contam” foi lançado inicialmente pela Galp como desafio aos seus colaboradores em março com o objetivo de atingir os dois mil quilómetros – e as duas mil refeições. Mas a adesão dos colaboradores da Galp, primeiro, e dos portugueses, depois, ultrapassou largamente este objetivo: antes das duas semanas previstas para a duração da iniciativa foram reunidos quilómetros suficientes para doar 10 mil refeições.
Tendo em conta o impacto inicial desta iniciativa, a Galp, a TVI e a Rádio Comercial decidiram agora recuperar o espírito de colaboração que em 2020 as uniu no projeto “Camião da Esperança” e elevar a fasquia deste novo desafio lançado aos portugueses: alcançar um milhão de quilómetros para um milhão de refeições.
“Os primeiros resultados da iniciativa “Todos os Passos Contam” foram um espelho da alma dos portugueses: quando somos chamados a apoiar os que mais precisam, mobilizamo-nos de forma inexcedível”, diz Joana Garoupa, Diretora de Marketing e Comunicação da Galp, sublinhando que, face ao sucesso inicial do movimento, “o passo lógico seguinte para a Galp” foi “retomar a parceria de sucesso que tivemos com a TVI e a Comercial no Camião da Esperança para massificar este novo desafio”, concluiu a responsável da Galp.
“Faz parte do ADN da TVI e da Rádio Comercial associarem-se a ações solidárias que impactam de forma positiva todos os portugueses. Depois do sucesso da parceria que realizámos no ano passado com a Galp, estamos orgulhosos e satisfeitos por podermos, uma vez mais, contribuir para ajudar quem precisa” afirma Mafalda Costa Pereira, Diretora de Comunicação do Grupo Media Capital, sublinhando que “tanto a Rádio Comercial como a TVI são a companhia diária de milhares de portugueses e é com eles que pretendemos continuar, lado a lado, nesta caminhada”.
Recorde-se que além do já referido projeto “Camião da Esperança” que levou testes à Covid-19 ao interior do país, nos últimos meses a Galp desenvolveu um vasto conjunto de iniciativas de apoio aos portugueses mais impactados pela pandemia de Covid-19 e de apoio ao Serviço Nacional de Saúde e à comunidade médica, como por exemplo a doação de mais de 100 toneladas de bens alimentares ou a oferta de mais de 1.300 computadores para ensino à distância.