A Galp é uma das 380 empresas incluídas no Bloomberg 2021 Gender-Equality Index, que avalia as práticas e políticas de igualdade de género das empresas cotadas, bem como a transparência na prestação de informação sobre este tema.
A inclusão no GEI pelo terceiro ano consecutivo é o reconhecimento dos esforços da Galp – consubstanciados no seu Plano para a Igualdade para 2021 – para que a Igualdade de Género, nos seus diferentes domínios, seja uma realidade na empresa.
Estas medidas visam alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens, promovendo a eliminação da discriminação em função do sexo e fomentando a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.
O índice de referência GEI 2021, que incluiu empresas de 44 países e regiões, distribuídas por 11 setores, avalia a igualdade de género em cinco pilares: liderança e pipeline de talento femininos; igualdade e paridade remuneratória entre homens e mulheres; cultura inclusiva; políticas de assédio sexual; e marca pró-feminina.
A Galp obteve uma pontuação global de 76%, resultante da ponderação entre a qualidade e transparência da informação disponibilizada e a excelência de desempenho, vertente em que a Galp tem vindo a centrar cada vez mais os seus esforços.
“As empresas que fazem parte do GEI 2021 estão a expandir o universo de dados ESG e a incluir informação relativa ao género que hoje é exigida pelos investidores,” afirma Peter T. Grauer, Presidente da Bloomberg. “O seu compromisso com a divulgação destes dados evidencia as vantagens das políticas de inclusão e contribui para a transparência dos mercados.”
Através da divulgação de métricas relacionadas com o género através do quadro GEI, as empresas incluídas no índice possibilitam um olhar abrangente sobre o seu investimento na igualdade de género no local de trabalho e nas comunidades em que operam, elevando a fasquia para outras empresas.