A 18 de agosto de 2017, a Standard Life Aberdeen plc comunicou à Galp que, na sequência da conclusão do acordo sancionado judicialmente e da fusão no âmbito da regulação em vigor (Part 26 of the Companies Act 2016) da Aberdeen Asset Management PLC e da Standard Life plc, com efeito a 14 de agosto de 2017, a participação combinada do grupo no capital social da Galp e respetivos direitos de voto é de 2,43%, dos quais 2,39% detidos indiretamente através de ações e 0,04% através de instrumentos financeiros.
As ações são geridas pela entidade discricionária gestora de investimentos, através de múltiplos portefólios em nome dos seus clientes, com base em acordos de gestão de investimento, através dos quais o cliente delegou o exercício do direito de voto. Os direitos de voto pertencem a estas entidades e não são transmitidos acima (para empresa-mãe) da empresa controlada dentro da estrutura corporativa revista.
A Standard Life Investments Limited, uma das entidades gestora de investimentos, gere 2,15% dos direitos de voto, acima do limite de 2%. Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.