A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, EP (ENH), empresa pública da República de Moçambique, e a Galp Energia celebraram um acordo de cooperação técnica, operacional e financeira, com enfâse nas respetivas participações na bacia de Rovuma em Moçambique.
Este acordo tem como objetivo formalizar e aprofundar a cooperação já existente entre as duas empresas na gestão das respetivas participações nos blocos exploratórios da Área 1 e da Área 4, da bacia de Rovuma, e promover a qualificação de profissionais moçambicanos.
O acordo abrange a avaliação e a concretização de opções de financiamento, a cooperação nas áreas de comercialização e de trading de gás natural, a avaliação de opções de desenvolvimento industrial, a otimização de custos e investimentos, assim como estudos de carácter geológico, de engenharia de reservatórios, de desenvolvimento da produção de hidrocarbonetos e de logística e infraestruturas.
O acordo estabelecido visa ainda a cooperação na análise e avaliação conjunta de outras oportunidades de investimento que contribuam para reforçar a presença sustentável das duas empresas na atividade de Exploração e Produção, em Moçambique e, com particular ênfase, na bacia de Rovuma.
Esta parceria permitirá assim à ENH e à Galp Energia reforçar a sua exposição à bacia de Rovuma, área de reconhecido potencial a nível mundial.
A ENH
A ENH, Empresa Nacional de Hidrocarbonetos é a empresa pública do sector de Petróleo e Gás de Moçambique. A empresa tem como atividades principais o negócio de upstream no qual efetua a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e a comercialização de gás e petróleo. A ENH detém participações em seis áreas da bacia de Moçambique e em cinco áreas da bacia de Rovuma, onde detém uma participação de 15% e de 10% na Área 1 e na Área 4, respectivamente, onde foram feitas grandes descobertas de gás natural. Ao nível do negócio de downstream, a Empresa pretende também operar em toda a cadeia de valor do sector de hidrocarbonetos.
A Galp Energia
A Galp Energia é um operador integrado de energia com atividades diversificadas pelo Mundo. Enquanto as suas atividades de refinação e distribuição de produtos petrolíferos estão centradas na Península Ibérica, as suas atividades de exploração e produção focam-se no pré-sal da bacia de Santos no Brasil, no offshore angolano e na bacia de Rovuma, em Moçambique, local de recentes descobertas de gás natural de classe mundial. Naquela bacia, a Galp Energia detém uma participação de 10% na Área 4. A Galp Energia está actualmente presente em 13 países: Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique, Venezuela, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Suazilândia, Gâmbia, Timor-Leste, Uruguai e Guiné Equatorial.
Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.