O presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva, foi eleito o melhor CEO português do ano na relação com os investidores. O prémio foi atribuído na gala anual dos IRG Awards, promovida pela Deloitte há 31 anos e apoiada pela Forbes, e que decorreu na noite de ontem no Convento do Beato, em Lisboa.
Também Otelo Ruivo, responsável pela equipa de relação com os investidores, foi distinguido como o melhor Investor Relations Officer (IRO) do ano das cotadas portuguesas.
A Galp está cotada na Euronext Lisbon desde 23 de outubro de 2006 e procura focar a sua atuação na criação de valor sustentável de longo prazo para todos os stakeholders. Hoje, a Galp é a empresa com maior valor bolsita da praça lisboeta e um dos títulos mais transacionados e de maior peso no PSI-20, o índice de referência português.
“A Galp tem vindo a internacionalizar o seu negócio, mas também a diversificar a sua base de investidores,” afirma Gomes da Silva. “Esta presença no mercado está bem patente no nosso dia-a-dia, na cultura da nossa organização e na nossa postura perante o mercado de capitais.”
A Galp tem hoje cerca de 60% do seu capital disperso em bolsa e um acionista de referência de raiz portuguesa, a Amorim Energia. O free float da empresa está disperso por 36 países, com especial concentração em investidores institucionais localizados no Reino Unido, Estados Unidos da América, e Canadá, o que reflete a confiança e aposta dos investidores internacionais na estratégia e no modelo de governo da Galp.
O Investor Relations & Governance Awards (IRG Awards) é uma iniciativa da Deloitte que pretende premiar o que de melhor se faz no mercado financeiro e empresarial português. Esta iniciativa distingue os melhores desempenhos e sublinha as políticas e atitudes de transparência e qualidade, na produção de informação e nas relações com investidores.
Arquitetura de uma carreira
Nascido no Porto em 1967, Gomes da Silva é membro do Conselho de Administração (CA) da Galp desde 2007 e vice‑presidente do Conselho e presidente da Comissão Executiva desde abril de 2015. Com 30 anos de experiência em diferentes indústrias, especialmente no sector da energia, entrou na Galp no início da década de 1990, desempenhando diversas funções de gestão e liderando as áreas de operações de refinação, logística e trading, planeamento e controlo e de estratégia. Entrou para o CA da empresa em 2007 após uma experiência de seis anos na indústria das bebidas (Unicer, grupo Carlsberg), incluindo como administrador executivo. No seu regresso à indústria do petróleo e gás, desempenhou diversas funções enquanto administrador executivo, nomeadamente nas áreas de distribuição e comercialização de produtos petrolíferos, gás natural e eletricidade, trading de crude e gás natural e responsável por diversas áreas corporativas (compras, marketing, recursos humanos, jurídicos, governo societário e compliance).
Gomes da Silva é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e obteve o seu MBA na ESADE/IEP (Barcelona). Gosta de fazer grandes caminhadas e de tocar bateria, e é apaixonado por arquitetura.
Otelo Ruivo é o IRO da Galp desde Maio de 2014, tendo anteriormente desempenhando diversas funções no Grupo, nomeadamente na área de Power e, posteriormente, nas áreas corporativas de Planeamento Estratégico e de M&A como senior advisor. É licenciado em Engenharia Mecânica Termodinâmica pelo Instituto Superior Técnico e MBA pelo IE Business School (Madrid).
Sobre a Galp
A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes – sejam grandes indústrias que procuram aumentar a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas casas e necessidades de mobilidade. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.389 pessoas. Mais informações em www.galp.com.