A Galp vai ser a fornecedora exclusiva de eletricidade nos 400 pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica da MobiE. O contrato com a Entidade Gestora para a Mobilidade Elétrica já foi assinado e fará agora chegar a energia da Galp à toalidade dos pontos desta rede, que integra cerca de 1.000 tomadas.
A energia elétrica fornecida pela Galp será utilizada no carregamento dos veículos elétricos nos pontos de carregamento normais da rede pública de mobilidade elétrica e também nos autocon-sumos dos próprios pontos de carregamento, durante a fase que antecede a abertura de mercado.
A escolha da Galp pela MobiE é mais um momento importante para a empresa na sua afirmação como operador de referência no mercado emergente da mobilidade elétrica. Um sector onde a Galp já é líder na rede de pontos de carregamento rápidos: conforme anunciado em Março, a Galp tem em curso um processo de expansão da sua rede de carregadores rápidos que prevê a instalação de 18 novos carregadores de veículos elétricos em 2018. Um processo que duplicará a sua rede atual, passando a Galp a operar 36 carregadores deste tipo.
Atualmente os utilizadores de veículos elétricos carregam gratuitamente os seus veículos nos pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica. O arranque da fase de mercado que estava previsto para junho de 2018 foi entretanto adiado, prevendo-se agora que ocorra neste 3º trimestre.
A partir desse momento, os utilizadores de veículos elétricos terão de estabelecer contrato com uma Comercializadora de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME) – por exemplo a Galp Power – , e passarão a pagar a eletricidade com que abastecem os seus veículos na rede pública.
Com uma dimensão estimada em cerca de 10 mil carros, o parque de veículos elétricos em Portugal tem apresentado taxas de crescimento muito expressivas: 115% em 2017 (4.237 veículos elétricos vendidos) e 169% nos primeiros meses de 2018 face ao período homólogo.