“A criação de condições que promovam a igualdade, a inclusão e o bem-estar de todos que trabalham na Galp é uma das principais preocupações e um eixo fundamental de desenvolvimento das nossas políticas de gestão de pessoas,” afirma Paulo Pisano, diretor de Pessoas da empresa.
A Galp continuará a promover workshops, sessões de sensibilização e conferências, e irá introduzir módulos específicos sobre a importância da igualdade de género em diversos programas de aprendizagem e formação. Adicionalmente, está a desenvolver programas de mentoring e de coaching para que as mulheres consigam gerir de forma mais efetiva o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Estas medidas somam-se às políticas já em vigor, nomeadamente nas áreas do apoio à natalidade, em que a empresa disponibiliza lugares de estacionamento dedicados para maior conforto da grávida, promove a paternidade e inclui todo o agregado familiar no seguro de saúde.
Ao nível dos órgãos de gestão e fiscalização, a Galp é a única empresa do PSI-20 cujo conselho de administração é presidido por uma mulher, Paula Amorim, e conta com duas vogais no mesmo órgão. Mais de 40% das pessoas que trabalham na Galp são mulheres, ocupando 11% dos cargos de gestão de topo.
Valorizar a mulher no seu dia (a dia)
Outras iniciativas desenvolvidas para assinalar o Dia da Mulher foram o lançamento de um micro site que permite o envio de postais a mulheres de dentro e fora da Galp, a promoção da corrida do dia da mulher que será no dia 15 de abril, o pontapé de saída do projeto Fearless girls @ Galp, que visa a atração do melhor talento feminino e a entrega de um vale de 4€ de desconto em combustível a todas as mulheres que forem abastecer em Espanha.(ação promocional válida em Espanha).
O pressuposto da adesão da Galp ao IGEN consistiu no desejo de alavancar práticas sustentáveis e que sejam materializadas na aplicação de medidas de promoção da igualdade de género – como, por exemplo, a promoção de formação específica para diferentes níveis hierárquicos, a integração do tema no Código de Ética e a auscultação interna integrada no questionário do clima e no recrutamento de trainees, entre outras medidas.
Saiba mais sobre a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) aqui.
A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes – sejam grandes indústrias que procuram aumentar a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas casas e necessidades de mobilidade. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.775 pessoas.