Arrancou hoje a 1ª edição do mestrado em engenharia do petróleo, uma iniciativa pioneira em Portugal desenvolvida pelo Instituto de Petróleo e Gás (ISPG) e pela Galp Energia, em conjunto com a universidade escocesa Heriot Watt. O momento foi assinalado numa cerimónia de receção aos novos alunos, onde estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, a Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, e representantes do ISPG, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da universidade Heriot Watt.
O mestrado em engenharia do petróleo é um programa de formação superior que oferece uma experiência de aprendizagem fortemente baseada nas necessidades específicas da indústria de petróleo e gás. O curso, com 12 meses de duração, decorre no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sendo o inglês o idioma de ensino. O corpo docente é formado por professores da HWU e docentes dos associados científicos e industriais do ISPG.
A primeira edição do mestrado irá receber alunos com idades entre os 24 e os 31 anos de diversas áreas de formação (geólogos e engenheiros do ambiente, civis e químicos) e nacionalidades distintas (6 brasileiros, 2 chineses, 1 moçambicano e 11 portugueses). Das mil candidaturas recebidas pelo ISPG, apenas 20 foram selecionadas para integrar a primeira turma, preenchendo todas as vagas disponíveis.
O ISPG visa promover o desenvolvimento, transmissão e difusão da ciência e tecnologia aplicada às atividades da fileira energética, em especial do petróleo e gás. O objetivo é potenciar a competitividade das indústrias de energia através da formação avançada de quadros técnicos e da criação de uma rede de cooperação entre empresas, instituições de ensino superior e outras entidades públicas e privadas de I&D e de inovação industrial.
As universidades fundadoras do ISPG são a Universidade de Aveiro; a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; a Universidade do Minho; a Universidade Nova de Lisboa; e a Universidade do Porto.