A Galp Energia realiza amanhã, 19 de novembro pelas 15h00, um simulacro na área de serviço de Oeiras Parque , com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oeiras. Este exercício, que se insere no Plano de Emergência interno (PEI) e na política de prevenção da empresa, testará os procedimentos de segurança definidos para um cenário de embate de viatura na bomba, no momento em que uma outra viatura está em abastecimento. O aparato do acidente que será simulado obrigará ao desencarceramento da vítima.
No total, este simulacro deverá envolver cerca de 50 pessoas, entre colaboradores da Galp Energia e equipas de intervenção externa. Durante a cerca de uma hora que durará este exercício, estarão no local, além das equipas do Serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Oeiras, dos Bombeiros Voluntários de Oeiras e da PSP, uma ambulância, um carro de desencarceramento, uma viatura de pronto socorro e outras duas viaturas de apoio da Polícia de Segurança Pública.
A Galp Energia realiza periodicamente exercícios de simulacro, que têm como objectivo testar a capacidade de resposta dos meios internos e externos em caso de acidente. Para a empresa é importante aferir a agilidade operacional dos colaboradores dos postos, bem como a capacidade de mobilização e intervenção das equipas em situações de crise. Estes exercícios permitem ainda identificar oportunidades de melhoria a implementar nos procedimentos de emergência definidos para situações reais de emergência.
Esta é a primeira vez que a Galp Energia realiza um exercício deste tipo neste posto de abastecimento de Oeiras.
A segurança é um valor fundamental para a Galp Energia, que empenha todos os esforços necessários para garantir que são rigorosamente cumpridas todas as normas de segurança aplicáveis à sua actividade.