06/05/2008 | Distribuição e comercialização

Galp Energia adquire negócio de distribuição de produtos petrolíferos da Royal Dutch Shell em Moçambique, Suazilândia e Gâmbia

A Galp Energia assinou hoje um acordo para a compra do negócio de distribuição de produtos petrolíferos da Royal Dutch Shell em Moçambique, na Suazilândia e na Gâmbia, por um valor total de 55 milhões de USD1.

A Galp Energia assinou hoje um acordo para a compra do negócio de distribuição de produtos petrolíferos da Royal Dutch Shell em Moçambique, na Suazilândia e na Gâmbia, por um valor total de 55 milhões de USD1. Esta aquisição insere-se na estratégia da Galp Energia de reforçar a sua presença em África, aproveitando as excelentes relações de que goza no continente africano na actividade de exploração e produção e possibilitando colaborações futuras na área dos biocombustíveis.

Esta aquisição permitirá um aumento de 45% nos volumes de vendas da distribuição de produtos petrolíferos e uma maior diversificação geográfica em África, com quotas de mercado que variam entre os 15% e os 40%, e permitirá ainda desenvolver os seus negócios nos eixos de Moçambique-Suazilândia e Cabo Verde-Guiné-Bissau-Gâmbia. O foco regional da Galp Energia em África inclui ainda uma terceira área que será desenvolvida a partir de Angola.

Adicionalmente, e porque a transacção será realizada por via da venda de participações, todos os contratos e acordos comerciais existentes, bem como os contratos de trabalho em vigor, manter-se-ão válidos.

A transacção fica agora sujeita à aprovação das autoridades competentes.

Actualmente, a Galp Energia está presente na actividade de distribuição de produtos petrolíferos em África, nomeadamente Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. Em 2007, as vendas da actividade internacional cresceram 38%, para os 369 mil  metros cúbicos, nos segmentos de retalho, wholesale, GPL e lubrificantes, mantendo a tendência de contribuição positiva para os resultados verificada nos últimos anos.

Para Fernando Gomes, administrador executivo da Galp Energia, “esta aquisição representa uma oportunidade única para aumentar as nossas operações de distribuição de produtos petrolíferos na África Austral e Ocidental, permitindo-nos criar clusters regionais com base em países de língua oficial portuguesa, nos quais estamos já presentes. ”

1Enterprise Value (Equity + Dívida líquida)

Imprimir

Partilhar: