A campanha da Galp Energia de apoio à Selecção Nacional de Futebol é a mais recordada de sempre: 93% dos portugueses que participaram num estudo de avaliação da Campanha “Um minuto de energia positiva antes de cada jogo”, reconhece a campanha, enquanto que em 2008, no Europeu realizado na Alemanha, o reconhecimento da campanha da marca atingiu uma recordação de 77%.
Esta campanha ultrapassou os índices de notoriedade mais elevados de sempre da Galp Energia (89%) que pertenciam à Campanha da Pluma – “Menina do Gás”.
No mesmo estudo, realizado pela IMR/Innitiave Media, 79% dos inquiridos associaram correctamente a campanha à marca Galp Energia, quando em 2008, esta associação registou valores de 65%.
Da campanha, que está no ar desde Maio, a mensagem mais apreendida pelos portugueses foi a de “apoio à Selecção Nacional" por parte da Galp Energia reconhecida por 71% dos inquiridos. Já os aspectos da campanha que mais agradaram aos inquiridos estão relacionados com o espírito de união, festa e diversão que a campanha suscita, totalizando 32% das referências feitas pelos indivíduos alvo do estudo. Para a maioria dos inquiridos (50%), o anúncio da Galp Energia surge destacadamente como o que mais agradou entre todos os anúncios das marcas que se associaram ao apoio à Selecção Nacional no Mundial de 2010. A campanha publicitária, que está presente em televisão, rádio e internet, teve a criatividade a cargo da BBDO e a produção foi da responsabilidade do Ministério dos Filmes.
O Sucesso da Vuvuzela
A Galp Energia criou uma “banda sonora” de apoio à Selecção neste Mundial de Futebol. A solo, em grupo ou até mesmo em “orquestra”, a campanha desafiou os adeptos a “soprarem” a vuvuzela com toda energia um minuto antes do início de cada jogo de Portugal. E o desafio foi muito bem acolhido pelos adeptos portugueses que rapidamente se apressaram a adquirir a sua vuvuzela e em pouco mais de um mês esgotaram as 500 mil que estavam disponíveis nos postos de abastecimento. Já a página do Facebook “Vuvuzelas pela Selecção” já ultrapassou os 18.500 fãs.
A vuvuzela é um instrumento musical originário das tribos sul-africanas que, há cerca de duas décadas, foi introduzido no futebol sul-africano como instrumento de apoio utilizado pelas claques das várias equipas.
Um apoio que já tem muitos anos
A Galp Energia é patrocinadora da selecção das Quinas e nos últimos anos tem conseguido criar campanhas de apoio de elevada notoriedade. Foi o caso em 2004, com a criação do hino do Euro – “Menos ais” – uma iniciativa que gerou um movimento sem precedentes, entrando para o topo da tabela de vendas do programa de televisão “Top Mais”, com um grau de reconhecimento dos consumidores superior a 85%. Em 2006, a Galp Energia voltou a inovar no apoio à selecção com a iniciativa inédita do cordão humano virtual que incentivava os adeptos portugueses a darem as mãos até à Alemanha, onde se realizou o Mundial. A iniciativa mobilizou mais de 750 mil adeptos sob o lema “Se a Galp é nº1 em Portugal, Portugal também pode ser nº1 no Mundial”. Para o Euro 2008, a Galp Energia criou o “Ambition Bus”. O autocarro da selecção rolou ao som de Bob Dylan, que aceitou, pela primeira vez na Europa, que uma marca utilizasse uma música sua. Nesse ano, a Galp Energia desafiou os adeptos a expressarem pessoalmente as suas emoções, assinando e deixando mensagens de apoio no autocarro da selecção nacional e o resultado foi uma adesão massiva que deixou o veículo totalmente coberto de nomes de muitos portugueses.