A Fundação Galp vai atribuir 46 bolsas de mérito escolar para licenciatura e mestrado como parte da sua estratégia de promoção de igualdade de oportunidades no acesso à educação e de combate ao abandono escolar em Portugal.
As candidaturas estão abertas até 22 de setembro para alunos que tenham completado o ensino secundário ou a licenciatura em 2023/2024 e sejam residentes em Matosinhos, Sines, Santiago do Cacém, Setúbal, Alcoutim, Ourique e Alcântara, territórios que fazem parte do ecossistema de energia da Galp. Podem ainda candidatar-se a bolsas de licenciatura alunos com deficiência de qualquer parte do território nacional.
As bolsas para licenciatura, cobrindo um ciclo de três anos de estudos, têm uma atribuição global de 2.700€ por aluno. As bolsas para mestrado garantem um apoio de 2.200€ por aluno num período de dois anos.
O programa de bolsas reforça o compromisso social da Galp com as comunidades onde desenvolve as suas operações.
Sines, Santiago do Cacém e Matosinhos integram a zona de influência dos complexos industriais da Galp que atravessam processos de transformação tendo em vista garantir a segurança energética do país e a produção das soluções de energia de baixo carbono do futuro. Alcoutim e Ourique formam o eixo de produção de energia solar fotovoltaica no país. Alcântara, freguesia ribeirinha de Lisboa, acolhe a nova sede da Galp.
A Fundação Galp integra o projeto EPIS – Empresários para a Inclusão Social, e tem consolidado a sua posição de principal investidor no programa, sendo responsável, este ano, por 23% da verba total atribuída por 48 parceiros sociais. Entre 2019 e 2023 a fundação Galp apoiou 233 estudantes.
Mais informações sobre candidaturas.