A Galp Energia promoveu hoje na sua sede em Lisboa a apresentação de vários projectos de doutoramento inseridos no Programa de Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química (EngIQ). Esta iniciativa, inédita em Portugal e lançada no âmbito da Associação das Indústrias da Petroquímica e Refinação(AIPQR), materializa as intenções da Galp Energia de construir um vínculo cada vez mais forte às universidades de Portugal, ao mesmo tempo que preenche uma lacuna existente com a criação de conhecimento em áreas tão específicas como a Refinação.
Na cerimónia de lançamento do programa estiveram presentes o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Mariano Gago), o presidente executivo da Galp Energia (Manuel Ferreira De Oliveira), o presidente da AIPQR e do conselho de administração da CUF (João de Mello).
Um importante objectivo deste programa é o reforço da competitividade da indústria nacional em áreas altamente especializadas e de forte valor acrescentado para o país como a Refinação, a Petroquímica e Química.
A Galp Energia, bem como as restantes empresas associadas da AIPQR, irá assim beneficiar da aquisição de competências extremamente importantes para o desenvolvimento de negócio, através dos vários projectos de investigação que continuarão a ser apresentados.
Os estabelecimentos de ensino participantes nesta iniciativa são:
- Universidade de Aveiro – Departamento de Química
- Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia
- Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia
- Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia
- Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior Técnico