03/12/2020 | Institucional

Galp e IPG inauguram novo Terminal Logístico de combustíveis em Moçambique

Investimento de $100 milhões, inaugurado pelo Presidente da República Filipe Nyusi, é operado e gerido através da mais moderna tecnologia digital da Indústria 4.0 (IoT). Com uma capacidade de armazenagem de 60.000 m3 de combustíveis líquidos e 6.000 m3 de GPL, o novo parque é determinante para a segurança energética da capital. Galp e IPG assumem compromisso com a modernização da infraestrutura energética do País, reforçado no próximo ano com mais um novo terminal de combustíveis na Beira

A Galp e o IPG inauguraram hoje o Terminal Logístico da Matola (GIMTL), um investimento de $100 milhões numa infraestrutura com tecnologia de primeira linha da Indústria 4.0 (IoT) que reforça a fiabilidade e segurança de abastecimento de combustíveis a toda a região sul de Moçambique e duplica a capacidade de receção e armazenagem de gás doméstico (GPL).

A cerimónia de inauguração do terminal, que obedece aos mais elevados padrões de segurança e proteção ambiental, cumprindo estritamente todos os requisitos nacionais e internacionais, contou com a presença do Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, bem como do Ministro dos Recursos Naturais e da Energia, Max Tonela.

“Estamos em presença de uma infraestrutura cuja contribuição para economia vai muito para além das atividades diretas que decorrem do seu negócio,” afirmou o Presidente Nyusi durante a cerimónia de inauguração. “Esta infraestrutura irá ajudar o setor energético a responder aos seus desafios e a fazer face ao aumento assinalável da procura nacional e regional,” acrescentou.

Este investimento da Galp Moçambique e do Independent Petroleum Group (IPG) na Província de Maputo é um fator de desenvolvimento económico e social, pelos 58 postos de trabalho criados e pela modernização de infraestruturas essenciais à economia e ao desenvolvimento da sociedade.

“Este importante investimento reforça a fiabilidade e eficiência das nossas operações, aumentando a qualidade dos serviços e produtos que disponibilizamos aos nossos clientes, assumindo-se igualmente como uma plataforma para o a dinamização das nossas atividades ao nível da Região,” reforçou Paulo Varela, CEO da Galp Moçambique.

Estendendo-se por uma área de cerca de 5 hectares, o Galp-IPG Matola Terminal Ltd (GIMTL) possui uma capacidade de armazenagem de 60.000 m3 para combustíveis líquidos – 40.000 m3 de gasóleo e 20.000 m3 de gasolina – e de 6.000 m3 para GPL, duplicando a capacidade até agora existente na zona sul, contribuindo assim para reduzir os custos de abastecimento ao País e garantindo maior disponibilidade do gás doméstico, indispensável para fazer face à procura crescente deste produto.

“Este investimento estratégico de última geração em Moçambique insere-se no âmbito da expansão das nossas oportunidades de negócio na região e na consolidação das operações já existentes, através das sinergias e vantagens criadas,” reforçou António Catoja, Diretor-Geral da Independent Petroleum Mozambique.

Com o empreendimento hoje inaugurado, a Galp e o IPG reforçam o seu compromisso na modernização das infraestruturas energéticas de Moçambique, consubstanciado nos planos de investimentos de cada uma destas entidades nas suas atividades de logística, armazenagem, distribuição e retalho de combustíveis líquidos e GPL, que inclui uma outra infraestrutura logística de combustíveis – o Terminal IGBTL, atualmente em construção na cidade da Beira.

Sobre a Galp  

Presente em Moçambique há mais de 60 anos, a Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Criamos soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual. Como produtor, atuamos na extracção de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, nomeadamente como parceiros do projeto Rovuma LNG, que desenvolve a Área 4, ao largo da província de Cabo Delgado. Somos igualmente um dos maiores produtores mundiais de energia eléctrica de base solar. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. Somos, por isso, líderes do nosso setor nos principais índices mundiais de sustentabilidade.

Sobre o IPG

O Independent Petroleum Group (IPG) é um grupo de empresas com sede no Kuwait e operações mundiais no trading e comercialização de petróleo bruto, produtos petrolíferos, GPL, petroquímicos e fertilizantes. Em termos geográficos, o IPG centra suas actividades na bacia do Mar Vermelho, na África Oriental e no subcontinente indiano. O Grupo emprega uma abordagem integrada, satisfazendo as necessidades dos seus clientes no aprovisionamento de produtos petrolíferos, mas disponibilizando igualmente estruturas de financiamento. A IPG detém e gere instalações logísticas em diversos pontos estratégicos dos corredores de comércio mundial de petróleo. Em linha com sua estratégia de diversificação para a logística de petróleo downstream, a IPG está presente na África Oriental (Moçambique, Djibouti), Norte da África (Marrocos), Ásia (Singapura, Paquistão), Golfo Arábico (Fujairah, Arábia Saudita) e Médio Oriente (Líbano). Mais informações em ipg.com.

 

Imprimir

Partilhar: