Reforçando as relações já existentes entre a FEUP e a Galp Energia, o protocolo agora formalizado visa enquadrar o desenvolvimento de estudos científicos e de investigação por parte de alunos de mestrado ou colaboradores da FEUP das áreas de engenharia química, electrotécnica e de computadores, informática e computação, metalúrgica e de materiais, engenharia industrial e de gestão, mecânica e civil.
Com o presente protocolo, a Galp Energia reforça a sua ligação com as universidades e a comunidade científica em geral, proporcionando a jovens universitários a possibilidade de complementar a sua formação num ambiente empresarial.
A Galp Energia, no âmbito da sua política de responsabilidade social e empresarial, tem vindo a apostar numa relação cada vez mais estreita e reforçada entre o mundo académico e o mundo empresarial, de que são exemplo os protocolos já assinados com a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior Técnico, no âmbito do Programa ”Galp Energia 20-20-20”. Este programa afirma-se como sendo uma iniciativa exemplar a nível nacional na transferência de conhecimento e de inovação entre o mundo empresarial e o mundo académico e tem por objectivo colocar 20 bolseiros de elevado potencial a desenvolver 20 projectos de investigação em sistemas energéticos sustentáveis, em 20 dos maiores clientes da Galp Energia, para criação de soluções que respondam às reais necessidades do mercado.
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Fundada em 1926, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto é hoje uma instituição pública de ensino superior, com autonomia estatuária, científica e financeira. Tendo como missão a formação de profissionais de engenharia de nível internacional, a FEUP aposta em Investigação e Desenvolvimento de excelência, sendo a maior faculdade da Universidade do Porto.
A funcionar em pleno segundo o modelo de Bolonha, a FEUP tem actualmente nove cursos de Mestrado Integrado e um de Licenciatura, oito de Mestrado e 18 Programas Doutorais. Instalada num campus de 90 mil metros quadrados, a FEUP serve cerca de 7.000 alunos e 418 docentes distribuídos por nove departamentos: Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica,Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática, e Engenharia Física.