A Galp e a IBM, através das suas subsidiárias brasileiras Petrogal Brasil e IBM Research-Brasil, desenvolveram um assistente virtual suportado em soluções de inteligência artificial (IA) que contribui para uma melhor eficácia da interpretação sísmica nas atividades de exploração e desenvolvimento.
Este protótipo é resultado de um projeto de investigação de três anos, que visou criar uma ferramenta que sirva de assistente aos geocientistas na identificação e avaliação de atividades de exploração e desenvolvimento, contribuindo para reduzir o risco ao avaliar novos prospetos e otimizar a localização de poços a ser perfurados.
O desenvolvimento desta ferramenta é suportado no conhecimento da Galp e em interpretações sísmicas passadas, nomeadamente na prolífica região do pré-sal na bacia brasileira de Santos. Este assistente melhora continuamente as suas capacidades à medida que interage com os utilizadores ou é alimentado com novos dados. A compreensão visual suportada na inteligência artificial permite examinar um grande conjunto de dados sísmicos e identificar rapidamente estruturas geológicas que possam armazenar petróleo e gás.
O protótipo está atualmente a ser testado por geocientistas da Galp e recursos adicionais estão já a ser desenvolvidos em conjunto pelas duas empresas, contribuindo significativamente para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp. Este projeto reflete o foco da Galp na inovação contínua, através de uma parceria com um dos mais proeminentes players em IA.