Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, a Galp Energia, SGPS, S.A. (“Galp Energia”) vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:
A Comissão Europeia autorizou hoje, sob certas condições, o projecto de aquisição pela Galp Energia, das empresas Esso Portuguesa, Esso Española e parte da ExxonMobil & Chemical.
A Comissão Europeia concluiu que a operação proposta, tal como inicialmente notificada, iria suscitar preocupações de concorrência em determinados mercados de produtos petrolíferos refinados em Portugal.
A fim de eliminar estas preocupações de concorrência, relativas ao mercado português, a Galp Energia propôs a alienação de um terminal marítimo, que inclui uma unidade de enchimento de GPL, uma instalação de armazenamento para combustíveis líquidos e GPL e uma unidade de mistura de lubrificantes. Além disso, a Galp Energia comprometeu-se a alienar algumas participações da Esso em empresas comuns aeroportuárias e outros activos relacionados com operações de abastecimento de aeronaves em aeroportos portugueses. As alienações incluem igualmente a transferência de pessoal, clientes e contratos de fornecimento.
Tendo em conta estes compromissos, a Comissão Europeia concluiu que a operação projectada não entravaria significativamente uma concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu (“EEE”) ou numa parte substancial deste.
Segundo a Comissão Europeia, a operação projectada para Espanha, não irá alterar de forma significativa a estrutura dos mercados relevantes, na medida em que continuará a existir pressão concorrencial sobre a entidade resultante da concentração.
Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.