11/02/2013 | Resultados

Resultados do quarto trimestre de 2012 e atualização sobre a execução da estratégia da Galp Energia

A Galp Energia divulga hoje os resultados relativos ao 4º trimestre de 2012 e a atualização sobre a execução da sua estratégia.

A Galp Energia divulga hoje os resultados relativos ao 4º trimestre de 2012 e a atualização sobre a execução da sua estratégia, dos quais se destacam:

Perfuração de poços relevantes em 2012, nomeadamente em Carcará e em Júpiter NE, no pré-sal da bacia de Santos, permitiu a recolha de dados que suportam o desenvolvimento daquelas áreas.

Expansão e diversificação do portefólio de exploração em áreas pouco exploradas e com elevado potencial, nomeadamente na Namíbia e em Marrocos, de modo a assegurar a sustentabilidade da produção no longo prazo.

Campanha intensiva de exploração em 2013, com diversos poços com potencial exploratório relevante programados ao longo do ano, e que abrangem áreas com reconhecido potencial exploratório mas também áreas “fronteira”, nomeadamente a bacia de Rovuma em Moçambique, o pré-sal da bacia de Santos e a bacia de Potiguar no Brasil, e Namíbia.

Início da fase de produção comercial do hydrocracker instalado na refinaria de Sines, no âmbito do projeto de conversão das refinarias. Este evento marca a conclusão da execução do projeto de conversão das refinarias de Sines e de Matosinhos, dando início a uma nova era no negócio da refinação da Galp Energia. O arranque em operações terá um impacto positivo na margem de refinação da Galp Energia a partir do primeiro trimestre de 2013.

Resultado líquido de €83 milhões no quarto trimestre de 2012, ou seja, um aumento de 10% face ao trimestre homólogo de 2011. Esta evolução deveu-se ao aumento dos resultados nos segmentos de negócio de Exploração & Produção e de Refinação & Distribuição, na sequência do aumento de produção de petróleo e de gás natural no Brasil e da melhoria da margem de refinação, respetivamente.

No primeiro trimestre de 2013, a produção working interest deverá atingir c.24 mboepd no primeiro trimestre de 2013, em linha com o registado no quarto trimestre de 2012. O segmento de Refinação & Distribuição beneficiará do arranque do hydrocraker na refinaria de Sines, embora deva continuar a ser afetado pela diminuição nas vendas de produtos petrolíferos, devido ao contexto económico adverso na Península Ibérica. No negócio de Gas & Power, os volumes vendidos de gás natural deverão registar um aumento face ao quarto trimestre de 2012, influenciado pela atividade internacional de trading.

Todos os documentos relativos aos resultados do quarto trimestre de 2012, incluindo as tabelas em excel, encontram-se disponíveis em:

http://www.galpenergia.com/PT/INVESTIDOR/RELATORIOS-E-RESULTADOS/RESULTADOS-TRIMESTRAIS/Paginas/Resultados-do-ultimo-trimestre.aspx

Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.

Imprimir

Partilhar: