A Galp Energia assinou um acordo com a Eni, S.p.A (ENI) para aquisição da totalidade das participações detidas pela ENI, de 21,9% na Setgás e de 10,6% na Lusitaniagás. A Setgás e a Lusitaniagás são as empresas concessionárias para a distribuição de gás natural nos concelhos da zona Sul e da região do Litoral Centro de Portugal, respetivamente. Esta aquisição envolve um montante total de €40,5 milhões.
Após a aquisição a Galp Energia passará a deter uma participação de 66,9% e 96,3% nas concessionárias reguladas de distribuição de gás natural Setgás e Lusitaniagás, respetivamente, e passará a consolidar integralmente a empresa Setgás, que até à data era contabilizada através de equivalência patrimonial.
De acordo com os estatutos, os restantes acionistas da Setgás e da Lusitaniagás terão a possibilidade de exercer o direito de preferência de compra sobre as participações da ENI. A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes.
A atividade de distribuição de gás natural em Portugal é uma atividade regulada, sendo que a Galp Energia tem participações em nove empresas distribuidoras de gás natural em Portugal. Estas empresas distribuíram em 2011, 1,5 mil milhões de metros cúbicos de gás natural e a rede de distribuição tinha um total de 11.655 km.
Fonte: Galp Energia, SGPS, SA