A Galp Energia e a Tecnicas Reunidas assinaram hoje um contrato Lump Sum Turn Key (LSTK) para o projecto de conversão da refinaria de Sines. O acordo agora atingido surge da conversão em LSTK do contrato de Engineering, Procurement, Construction and Management (EPCM), ao abrigo do qual a Tecnicas Reunidas tem trabalhado no projecto desde o terceiro trimestre de 2007.
O contrato tem um valor final de €1.080 milhões que inclui, para além do projecto de conversão, outros projectos nas áreas da eficiência energética, da fiabilidade e do ambiente, estando previsto o arranque operacional das novas unidades no terceiro trimestre de 2011.
O principal objectivo do projecto de conversão da refinaria de Sines é ajustar o perfil de produção às necessidades do mercado ibérico, onde actualmente existe um défice de gasóleo, maximizando a produção anual de gasóleo já a partir de 2011. O projecto de conversão irá ainda permitir uma maior utilização de crudes pesados, disponíveis no mercado a preços mais baixos, reduzindo assim os custos com matéria-prima. A conversão de fuelóleo para gasóleo impõe-se não só pela transferência, que se prevê duradoura, da procura de gasolina para a procura de diesel (dieselização do mercado) como pelo diferencial de preço nos mercados internacionais entre o gasóleo e o fuelóleo.
O projecto de conversão da refinaria de Sines consiste na construção de uma nova unidade de hidrocraqueamento de gasóleo pesado (hydrocracker) para a produção de gasóleo e de combustível de aviação.
Esta unidade permitirá um aumento da produção de gasóleo através da conversão profunda de fracções mais pesadas das ramas. Esta tecnologia irá tornar mais flexível a escolha do tipo de crude a tratar e permitirá que sejam adquiridas ramas mais pesadas para processamento na coluna de destilação. Para além desta unidade principal, será construída uma unidade de steam reformer para produção de hidrogénio e uma unidade de recuperação de enxofre dos gases produzidos, ambas necessárias para o funcionamento do hydrocracker.
A Tecnicas Reunidas, empresa que desde 2007 esteve a desenvolver a engenharia do projecto de conversão em Sines, é uma das empresas líderes, a nível mundial, na engenharia e construção de unidades industriais do sector de Oil & Gas.