O consórcio formado pela Galp Energia, pela Petrobras e pela BG Group, para a exploração do bloco BM-S-11, em
águas ultra profundas da Bacia de Santos, comunica a conclusão dos testes de formação no poço informalmente
denominado de Iara.
Os testes comprovaram o potencial exploratório da área através da produção de óleo leve, cerca de 28º API, e permitiram manter a estimativa de volume recuperável na área de Iara de 3 a 4 mil milhões de barris de petróleo leve e gás natural, anunciada após a perfuração concluída em Setembro de 2008.
O poço testado está localizado em lâmina de água de 2.230 metros, a cerca de 230 km da costa do Estado do Rio de Janeiro. Devido à necessidade de realocação da sonda, os testes não puderam ser totalmente concluídos, estando programada a perfuração de outro poço na mesma área, o que deve ocorrer em 2010.
O consórcio dará continuidade às actividades exploratórias, realizando os investimentos necessários para a avaliação da jazida de acordo com o Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
A Galp Energia tem uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11, cabendo 65% à Petrobras (operadora) e 25% à BG Group.
Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).