Galp como um ótimo lugar para trabalhar

Na Galp, damos prioridade à aprendizagem ao longo da vida, à diversidade, à inclusão, ao bem-estar e aos direitos humanos. A nossa abordagem integrada abrange o recrutamento, a gestão do desempenho, as recompensas, a aprendizagem, a mobilidade e a sustentabilidade.

Para alcançar a nossa ambição, a Galp está focada nos seguintes fatores:

  • Energizar as nossas pessoas
  • Assumir como prioridade de topo o bem-estar das pessoas

Energizar as nossas pessoas

O nosso foco no desenvolvimento de novas capacidades promove a agilidade e melhora o desempenho organizacional, apoiado nos nossos cinco pilares estratégicos: Cuidados, Mudança Cultural, Desenvolvimento de Liderança, Experiência das Pessoas e Novas Formas de Trabalho.

Um resultado significativo desta estratégia é o nosso programa de mobilidade interna, que constitui uma oportunidade de desenvolvimento para os nossos colaboradores.

Alé disso, continuámos a expandir os benefícios dos nossos colaboradores. A partir de 1 de janeiro de 2023, garantimos a todos os colaboradores do grupo Galp um mínimo de 25 dias de férias anuais, com a respetiva compensação.

Atrair e fortalecer o talento

A Galp está empenhada em enfrentar os desafios que se avizinham, gerindo o talento e capacitando a força de trabalho através de ações de formação, altamente centradas nas novas tendências e na transição energética. 

Na Galp, procuramos promover constantemente uma maior aproximação à comunidade académica. Queremos continuar a ser um empregador de referência no nosso sector e nos países onde operamos. E como tal, apostamos no desenvolvimento de iniciativas de contacto e partilha de experiências e know-how entre as universidades e a Galp, a fim de atrair potenciais talentos. 

Fazemo-lo também através da atribuição de estágios de várias tipologias e do Generation Galp, o nosso programa de trainees, que tem sido uma fonte consistente de entrada de novas e qualificadas gerações de colaboradores na empresa. 

No início de 2024, lançámos o programa Expand, com uma abordagem centrada nas necessidades de aprendizagem de cada colaborador, proporcionando acesso a vários recursos de aprendizagem, que podem ser personalizados para diferentes fases da carreira e adaptados à disponibilidade de cada colaborador. 

Modelo de gestão de desempenho

O nosso modelo de gestão de desempenho é baseado numa cultura de feedback contínuo cujas características destacamos:

  • A sua universalidade;
  • O enfoque na motivação e no desenvolvimento das pessoas;
  • A orientação para a meritocracia e diferenciação;
  • A sua coerência e integração;
  • A sua objetividade.

Assim, este modelo valoriza particularmente as competências comportamentais, diretamente relacionadas com os valores Galp, em virtude do reconhecimento da importância de “como se faz” e não apenas de “o que se faz”. Destaca-se também a capacidade do modelo relativamente à diferenciação do grau de responsabilidade na consecução dos objetivos.

Criação de uma cultura de reconhecimento

Várias melhorias foram implementadas no modelo de avaliação de desempenho para abordar o feedback organizacional e reforçar o alinhamento cultural e para melhorar a experiência geral, simplificando o processo e obtendo melhores resultados do modelo.

Lançámos também o programa GROW (Great Recognition of Outstanding Work), com o objetivo de promover uma cultura de reconhecimento e experimentação.

Benefícios e compensações

Na Galp preocupamo-nos com o bem-estar geral dos nossos colaboradores, disponibilizando um conjunto de benefícios aos mesmos. Disponibilizamos à generalidade dos nossos colaboradores e pensionistas um conjunto de seguros sociais para além dos que estão previstos no Código do Trabalho (por exemplo, seguro de saúde e seguro de vida)

Adicionalmente, implementámos um programa de benefícios flexíveis, com o objetivo de maximizar e personalizar os benefícios associados à remuneração variável.

O plano de benefícios flexíveis vem permitir que cada colaborador possa escolher, se assim o entender, de uma forma dinâmica, flexível e participada, os benefícios adicionais de que pretende usufruir, reconhecendo-se que pessoas diferentes têm necessidades diferentes e que estas se vão modificando ao longo da sua vida. Alinhados com as melhores práticas de mercado, são disponibilizadas, de forma facultativa e sem perda, parcial ou total, de qualquer benefício atualmente disponível, benefícios nas áreas da mobilidade, da saúde, da reforma, da educação e da tecnologia. Pretende-se assim reforçar os valores da empresa, alargar as áreas de proteção social e reforçar o employer brand da organização.

Consulte também os Tópicos de saúde e segurança cobertos nos acordos formais com os Sindicatos.

Relações laborais

Os representantes da Administração reúnem mensalmente com os representantes dos colaboradores das empresas do Grupo que elegem Comissões para representá-los.

Estas reuniões têm por objetivo a apresentação, a análise, a discussão e o esclarecimento quanto a temas e situações de âmbito profissional que se considerem relevantes na vida da Empresa e dos nossos colaboradores.

As empresas Galp (Petrogal, Enerfuel, SAAGA, Galpgeste) realizaram várias reuniões com os trabalhadores para discutir assuntos do interesse dos colaboradores, como condições de trabalho, aumentos salariais e benefícios. Tópicos relacionados com refinação, teletrabalho, avaliação de desempenho, Política de Distribuição de Dividendos, resultados, fundo de pensões, igualdade de género, segurança entre outros, fazem parte da agenda das reuniões das Comissões e Subcomissões de Trabalhadores. 

Diagnóstico ao clima organizacional

Por mais um ano consecutivo, realizámos um inquérito de pulso que foi enviado a todos os colaboradores. Este inquérito pretende melhorar a nossa perceção de como estamos a progredir em questões-chave que fazem parte da nossa experiência global na organização e identificar oportunidades de melhoria.

Continuaremos a identificar as áreas de maior impacto com pontuações mais baixas e a definir, em colaboração com as diferentes Unidades de Negócio, os planos de ação para responder a essas preocupações, monitorizando continuamente o impacto da iniciativa e promovendo a comunicação frequente com todos os colaboradores ao longo de todo o processo.

Instrumentos de comunicação interna

Cientes de que a comunicação é fulcral no envolvimento com os nossos colaboradores, dispomos de uma série de instrumentos de comunicação e de promoção da partilha de informação, nomeadamente via intranet (mygalp), newsletters digitais periódicas, vídeos, clipping de artigos media sobre a Empresa, setor, mercado e tendências, etc.

Portal do colaborador

O Portal do Colaborador tem vindo a afirmar-se progressivamente, ao longo dos anos, como uma ferramenta importante para a agilização e desmaterialização dos processos operacionais de recursos humanos. Pretendemos aumentar a produtividade, a qualidade e o nível de serviço prestado.

O Portal constitui uma solução web com um importante conjunto de benefícios:

  • Faculta aos colaboradores autonomia de acesso a serviços e informação através de interface intuitivo e simplificado;
  • Disponibiliza aos gestores um conjunto de ferramentas para melhorar a eficiência e eficácia da gestão das equipas de trabalho, reduzindo simultaneamente a carga administrativa;
  • Proporciona a modernização e simplificação dos processos, o aumento da eficiência/eficácia e racionalização dos custos operacionais;
  • Permite aos profissionais de RH direcionar a sua atenção para atividades de maior contribuição estratégica para a Organização, minimizando o seu envolvimento em tarefas de reduzido valor acrescentado.

Assumir como prioridade de topo o bem-estar das pessoas

Centramo-nos numa estratégia global de saúde e bem-estar que inclui a saúde física e mental. Os nossos principais pilares de objetivos são:

  • Promover uma estratégia holística de saúde e bem-estar com uma presença global;
  • Considerar a proteção da saúde de uma perspetiva global, tendo em conta todos os aspetos da saúde física e mental e do bem-estar das nossas pessoas;
  • Reforçar o apoio em domínios como a saúde mental ou o bem-estar financeiro;
  • Maior preparação e envolvimento dos líderes nas questões do bem-estar.

Proteger a saúde das nossas pessoas

Uma força de trabalho saudável é vital para uma organização próspera e sustentável, uma vez que aumenta a moral, a satisfação no trabalho e o desempenho geral. Promove um ambiente de trabalho positivo e ajuda a atrair e reter os melhores talentos para o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo.

A nossa equipa de Medicina do Trabalho continuou a desenvolver várias iniciativas destinadas a melhorar e a sensibilizar para temas relacionados com a saúde. Algumas das iniciativas incluem a implementação de uma sala de amamentação na nova sede de Lisboa, e em Sines, Matosinhos e Madrid, a divulgação de informação e ferramentas de apoio à saúde mental e a continuação da realização de exames médicos periódicos.

Lançámos o nosso Programa Balance com várias iniciativas realizadas, começando com uma fase de ativação, seguida da definição de embaixadores, oferta de workshops físicos e financeiros, dicas para líderes e ferramentas e recursos como folhetos sobre vários temas relacionados com saúde e bem-estar. Na nossa nova sede em Lisboa, criámos também um espaço que promove o bem-estar físico e mental. Desde a introdução de secretárias reguláveis em altura no espaço de trabalho até ao acesso a um centro de bem-estar exclusivo para colaboradores, todos os aspetos do edifício foram concebidos para contribuir para o conforto dos seus utilizadores e oferecer acesso a ambientes diversificados e inclusivos. Além disso, mantivemos o nosso envolvimento com os colaboradores através de várias Talks@Galp que abordaram temas como Saúde Financeira, Sono, Nutrição e Saúde Oral, Prevenção e Rastreio do Cancro da Mama e o Dia Mundial do Coração.

Promoção de condições de trabalho flexíveis

Após a implementação do "Smart Work" - Política Híbrida de Teletrabalho - em 2022, continuámos a melhorar este aspeto em várias iniciativas, como o projeto piloto de avaliação de riscos de escritório em casa, um inquérito e uma avaliação dos riscos de trabalho em casa conduzida pela medicina do trabalho. Este projeto foi implementado com um grupo de 160 colaboradores. O programa "Trabalhar bem, parar melhor" ofereceu apoio específico a um grupo de cerca de 100 colaboradores de alto risco devido à elevada exigência das suas cargas de trabalho, requisitos cognitivos e ritmos de trabalho.

Promovemos a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores e familiares através das seguintes ações:

  • Promovemos a adoção de comportamentos saudáveis e de vida ativa (ex: consultas de nutrição e prevenção da obesidade e de doenças cardiovasculares);
  • Promovemos a realização de conferências temáticas, nomeadamente: estilo de vida ativo e positivo, hábitos de vida saudável; como adotar uma alimentação saudável no dia a dia; riscos psicossociasi e gestão do stress, entre outros;
  • Promoção de Consultas de Nutrição e prevenção de acidentes cardiovasculares;
  • Implementamos programas de desenvolvimento pessoal e gestão de inteligência emocional, na ótica da promoção do bem-estar;
  • Realizamos campanhas de sensibilização e prevenção de doenças e epidemias em áreas geográficas de risco (e.g. vírus zika, ébola, dengue, malária, VIH, tuberculose, etc.);
  • Realizamos periodicamente campanhas de sensibilização dos riscos associados às viagens. Os riscos inerentes às deslocações em diferentes áreas geográficas podem ser minimizados se o viajante agir de forma informada e preventiva, adotando as devidas precauções antes, durante e após a viagem;
  • Promovemos consultas médicas prévias, onde são divulgados os principais alertas, recomendações e medidas de prevenção e precaução, por área geográfica.

Garantimos a vigilância médica para proteger as nossas pessoas, os nossos parceiros e comunidades, através das seguintes ações:

  • Avaliamos os efeitos das nossas atividades na saúde dos nossos colaboradores, parceiros e comunidades, nas diferentes áreas geográficas onde atuamos. Asseguramos a vigilância da saúde em três aspetos fundamentais:
    • Realização de exames médicos periódicos aos colaboradores, de acordo com protocolos definidos em função dos riscos da atividade;
    • Avaliação e prevenção dos riscos físicos, químicos, biológicos e ergonómicos;
    • Prevenção das doenças e diagnóstico precoce.
  • Promovemos ativamente a sensibilização dos colaboradores, emitindo alertas sobre os principais cuidados a ter em cada área geográfica e em cada viagem;
  • Monitorizamos os indicadores-chave e desenvolvemos programas específicos e adaptados a grupos de risco, áreas geográficas e atividades.

Proteger as nossas pessoas também é cuidar delas na adversidade, seja ela um acidente ou o aparecimento súbito de uma doença.

Por essa razão, na proteção à saúde das nossas pessoas asseguramos a ajuda de emergência em todas as áreas geográficas:

  • Prestação de cuidados de saúde, em caso de acidente de trabalho, até à total recuperação do colaborador, incluindo o regresso e completa integração no seu posto de trabalho;
  • Prestação de cuidados de saúde aos trabalhadores e aos seus familiares — em caso de doença ou acidente pessoal — incluindo o repatriamento e a evacuação médica de emergência, no caso dos expatriados.

Com uma cobertura a nível nacional, a Galp dispõe de Centros Médicos, garantindo através deles quer os Serviços de Medicina do Trabalho quer os Serviços de Medicina Curativa, assegurando o acesso a cuidados médicos primários (medicina geral e familiar e medicina interna) e incluindo algumas especialidades como a Medicina Dentária e outras mais frequentemente utilizadas, colocando à disposição dos seus colaboradores um conjunto de clínicos e auxiliares de saúde de excelência.

Centros Médico por zonas geográficas:

  • Norte – CM de Matosinhos e CM Refinaria de Matosinhos
  • Centro – CM Rua do Alecrim e CM Torres de Lisboa
  • Sul – CM Refinaria de Sines e CM Santo André

Principais serviços prestados:

  • Consultas de Medicina Geral e Familiar
  • Consultas e tratamentos de Medicina Dentária
  • Consultas de especialidade (Medicina do Trabalho, Oftalmologia, etc.)
  • Exames médicos de aptidão para o trabalho (admissão, periódicos e ocasionais)
  • Análises Clínicas
  • Tratamentos de enfermagem (colocação e reaplicação de pensos, injeções, vacinas)
  • Prestação de primeiros socorros