No primeiro semestre de 2024, a Galp (80%, operador), em conjunto com os seus parceiros NAMCOR e Custos (10% cada), concluiu com sucesso a primeira fase da campanha de exploração de Mopane, composta por dois poços de exploração e um teste de formação (DST).
O Mopane-1X (poço #1) descobriu, em janeiro, colunas de petróleo significativas contendo petróleo leve em areias de reservatório de alta qualidade a dois níveis diferentes, AVO-1 e AVO-2. Em março, a sonda mudou-se para o local Mopane-2X (poço #2), onde foram descobertas colunas significativas de petróleo leve em areias de reservatório de alta qualidade em alvos de exploração e avaliação, nomeadamente nos níveis AVO-3, AVO-1 e um alvo mais profundo. Em particular, com o poço Mopane-2X foi verificado o mesmo regime de pressão do AVO-1 no poço Mopane-1X, a cerca de 8 km para leste, confirmando a sua extensão lateral.
Em abril, foi executado um DST no poço #1. As medições confirmaram boas porosidades, altas pressões e elevada permeabilidade em grandes colunas de hidrocarbonetos. As amostras de fluido apresentaram uma baixa viscosidade do petróleo, contendo também concentrações mínimas de CO2 e nenhuma concentração de H2S.
Considerando o sucesso da primeira fase da campanha de exploração, os parceiros avançaram para uma campanha de Exploração e Avaliação (E&A) de quatro poços e dois DST.
Em novembro de 2024, o Mopane-1A (poço #3) encontrou petróleo leve e condensado de gás em areias contendo reservatórios de alta qualidade, indicando mais uma vez boas porosidades, altas permeabilidades e altas pressões, bem como características de petróleo de baixa viscosidade, com mínimo de CO2 e sem concentrações de H2S. Juntamente com os resultados do Mopane-1X (poço #1) e do Mopane-2X (poço #2), esta avaliação confirmou também a extensão e a qualidade do AVO-1.
Em dezembro, a Galp e os seus parceiros mantiveram a sonda Santorini para prosseguir com a campanha de E&A durante o verão do hemisfério sul e aproveitando as condições de mercado favoráveis. As atividades de perfuração do Mopane-2A (poço #4) iniciaram a 1 de dezembro para avaliar o AVO-3, uma das zonas intersetadas inicialmente pelo poço Mopane-2X. O Mopane-3X (poço #5) deverá ser perfurado no início de 2025, tendo como objetivo os AVOs 10 e 13.
As próximas atividades incluem também uma campanha sísmica 3D proprietária, de alta densidade e alta resolução, sobre o complexo de Mopane, com início previsto para dezembro de 2024.