1.º Semetre
No âmbito da segunda campanha de exploração e avaliação, a Galp e os seus parceiros perfuram o quinto poço de exploração (Mopane-3X) na região sudeste do complexo Mopane, localizado a 18 km do poço Mopane-1X. O Mopane-3X tem como alvo dois prospetos sobrepostos (AVO-10 e AVO-13) e uma camada de areia mais profunda.
Os resultados confirmam descobertas de petróleo leve e condensado em areias de elevada qualidade, com alta permeabilidade, pressão e porosidade. As amostras revelam baixa viscosidade do petróleo, um teor mínimo de CO2 e ausência de H2S.
O poço confirma o potencial da região sudeste, abrindo novas oportunidades para futuras atividades de exploração e avaliação num novo hub dentro do complexo Mopane.
A Galp realiza também uma campanha sísmica 3D de alta qualidade que cobre toda a área de desenvolvimento do Mopane.
Após a conclusão bem-sucedida da campanha, a Galp abre data rooms durante o verão e lança um processo competitivo para diluir a sua participação de 80% e transferir a operação do bloco.
Dezembro
Na sequência do processo de diluição da participação, a Galp associa-se à TotalEnergies, transfere a operação e mantém uma participação de 40% na PEL 83, onde se encontra a descoberta Mopane, em troca de uma participação de 10% na PEL 56, onde está localizada a descoberta Venus, e de 9,4% na PEL 91.
Os parceiros mantêm-se alinhados no avanço da descoberta Mopane, comprometendo-se com uma campanha de exploração e avaliação de, pelo menos, três poços ao longo dos próximos dois anos. O primeiro poço potencial encontra-se atualmente em avaliação para 2026. A TotalEnergies suportará metade dos custos de investimento da Galp em atividades de exploração, avaliação e desenvolvimento em Mopane.
A TotalEnergies está também a desenvolver um conceito de desenvolvimento para Venus que inclui um FPSO com capacidade de 160 mil barris por dia, estando a decisão final de investimento prevista para 2026.