:
A Orquestra Sinfónica Juvenil Chiquinha Gonzaga alia, desde 2021, a excelência musical à representatividade feminina no mundo da música.
Em parceria com a Petrogal Brasil (JV Galp e Sinopec), o projeto não só proporciona uma formação musical de alta qualidade a centenas de alunas, como o faz de maneira inclusiva: abrindo oportunidades gratuitas para jovens talentos da educação pública em comunidades de baixa renda.
O objetivo é claro: oferecer as ferramentas necessárias para que estas meninas e jovens alcancem todo o seu potencial, promovendo, assim, a construção de cidadania através da valorização da pluralidade e da igualdade de género.
A Orquestra Chiquinha Gonzaga integra as ações do Instituto Brasileiro de Música e Educação, focado em aprendizagem musical, formação profissional para jovens monitores, intercâmbios e programações culturais e a manutenção dos espaços onde ocorrem as atividades.
Em 2023, o projeto impactou 250 novas jovens alunas e mais 4.000 beneficiários em áreas vulneráveis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
ODS 4 | Educação de Qualidade ODS 5 | Igualdade de Género
No futuro, a ambição é expandir o número de alunas da orquestra para 500, permitir o seu acesso à cultura e educação, e ampliar a parceria com a UFRJ
As aulas do projeto incluem instrução em instrumentos, teoria e perceção musical, bem como os ensaios da Orquestra Sinfónica Juvenil, composta por 60 talentosas alunas que dedicam oito horas por semana a essa prática intensiva.
As demais alunas participam em aulas de instrumentos, prática coletiva de música e atividades preparatórias para a orquestra, totalizando seis horas semanais. A preparação e apresentação de concertos representam o culminar do processo pedagógico do projeto, com atividades adicionais para as monitoras, que passam a fazer estágios de oito horas semanais.
Além disso, uma parceria significativa foi estabelecida com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Essa colaboração prepara as alunas da orquestra para a prova de habilidade específica em música nos vestibulares de 2023, 2024 e 2025. As formações acontecem todas as segundas, após as aulas do projeto, envolvendo atualmente 89 alunos, incluindo várias talentosas integrantes da Orquestra Chiquinha Gonzaga.
Imprimir
Partilhar: