O consórcio formado pela Petrobras, pela BG Group e pela Galp Energia, para a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural no bloco BM-S-11, em águas ultra profundas da Bacia de Santos, informa que entra hoje em operação o FPSO BW Cidade de São Vicente inaugurando o teste de longa duração (“EWT”) no campo Tupi.
Este FPSO tem capacidade para processar 30 mil barris de petróleo por dia, e está ancorado em lâmina de água de 2.170 metros, a cerca de 280 km da costa do Rio de Janeiro.
Durante o EWT, a produção do FPSO BW Cidade de São Vicente não irá exceder os 14 mil barris por dia de petróleo leve (28° - 30º API) por restrições técnicas e operacionais. O EWT tem um prazo previsto de 15 meses, durante o qual serão realizados testes de produção no poço Tupi Sul e no poço produtor P1.
O campo Tupi, localizado na bacia de Santos, é uma reserva de petróleo leve em águas ultra profundas, com volumes recuperáveis estimados entre cinco a oito mil milhões de barris de petróleo e gás natural, descoberta em Outubro de 2006.
Para além da participação de 10% no Bloco BM-S-11, a Galp Energia participa nos consórcios de exploração dos Blocos BM-S-8, BM-S-21 e BM-S-24 também na bacia de Santos. As descobertas recentes na bacia de Santos – o Tupi e Iara no BM-S-11, Júpiter no BM-S-24, Bem-te-vi no BM-S-8 e Caramba, no BM-S-21, tornaram esta região no suporte da estratégia de longo prazo da Galp Energia na actividade de exploração e produção.
A Galp Energia está presente em mais de 20 projectos de exploração e produção no Brasil, em parceria com a Petrobras.