A Galp Energia, através da Portcogeração, S.A., sociedade detida integralmente pela Galp Power, formalizou hoje o contrato de adjudicação da empreitada de construção da nova central de cogeração da refinaria de Matosinhos e manutenção dos turbogeradores ao consórcio formado empresas EnsulMeci e Efacec.
Este consórcio apresentou a proposta que venceu a consulta ao mercado realizada pela Galp Energia através de um procedimento por negociação, em conformidade com o artigo 33º e seguintes do DL 223/2001.
A nova central de cogeração a gás natural, que deverá entrar em funcionamento em 2011, será equipada com duas turbinas a gás da General Electric, modelo Frame 6B DLE, as quais terão uma capacidade de produção de energia eléctrica de 82 MW. As estas duas Turbinas a Gás serão acopladas duas novas caldeiras de recuperação que permitirão satisfazer a totalidade das necessidades de vapor da Refinaria do Porto, num investimento total que rondará os 110 milhões de euros.
A nova central permitirá ainda uma redução significativa das emissões de gases para a atmosfera, nomeadamente de CO2, contribuindo para o esforço nacional da redução de emissões, bem como para a melhoria da eficiência energética desta importante unidade industrial do norte do país. Este investimento resulta assim da preocupação da Galp Energia na melhoria das condições ambientais, da eficiência energética e da maior fiabilidade no fornecimento energético a este seu importante activo industrial, e evitando ao país cerca de 460.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.
A substituição de combustíveis fósseis tradicionais pela queima do gás natural na produção combinada de energia eléctrica e energia térmica permite obter significativas melhorias em desempenho, em eficiência energética bem como em termos de impacte ambiental, princípios que norteiam a actividade da Galp Energia em todas as suas áreas de actuação.
Esta nova central de cogeração, a par da também nova central de cogeração da refinaria de Sines, actualmente em fase de comissionamento, serão as maiores centrais de cogeração do país o que permitirá à Galp Energia assumir-se como líder nacional na utilização de tecnologia de cogeração em Portugal.
Recorde-se que a nova central de cogeração está inserida no programa de investimentos da Galp Energia para a refinaria de Matosinhos, que totaliza mais de 600 milhões de euros e cujo arranque foi comemorado em Novembro passado numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro Ministro, Eng.º José Sócrates e do Ministro da Economia e Inovação, Dr. Manuel Pinho.