A Galp Energia realiza amanhã, dia 18 de junho, um exercício de simulacro com o objetivo de testar a capacidade de resposta de meios internos e externos em caso de acidente. Este simulacro, que se insere no Plano de Emergência Interno (PEI) e na política de prevenção da empresa, terá como cenário uma rotura numa mangueira submarina de GPL aquando de uma descarga deste produto. É por isso possível que existam ações de resposta a emergência realizadas no mar.
Este exercício mobilizará colaboradores da CLCM, equipas externas de intervenção do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, aos Bombeiros Municipais de Machico, da Autoridade Marítima, Autoridade Portuária, GNR, PSP e a SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S.A., sendo previsto a utilização meios de socorro terrestres e marítimos, nomeadamente lanchas, viaturas de socorro dos bombeiros das forças de segurança e das demais entidades participantes.
A Galp Energia realiza periodicamente exercícios de simulacro, quer exclusivamente internos, quer envolvendo a atuação de meios externos, com o intuito de testar o seu plano de emergência de modo a ajustar a capacidade de intervenção e agilidade operacional dos colaboradores. A Galp Energia pretende, assim, aferir se a mobilização da equipa, comunicações, meios utilizados, tempo de resposta e o cumprimento dos procedimentos de emergência decorrem eficaz e eficientemente, com danos mínimos. Estes exercícios permitem ainda identificar oportunidades de melhoria a implementar nos processos de coordenação de situações reais de emergência, dando cumprimento aos mais exigentes requisitos de segurança nacionais e internacionais.
O Parque da CLCM realiza anualmente 11 treinos de emergência interna, quatro treinos de proteção, um simulacro geral de emergência e um exercício de proteção. Esta programação está em conformidade com os requisitos da Política de Segurança, Saúde e Ambiente (SSA) e a Política de Prevenção de Acidentes Graves em vigor neste âmbito e responde às mais rigorosas exigências legais nesta matéria, permitindo novamente ver renovada a certificação do seu Sistema de Prevenção de Acidentes Graves em março 2014.
Nota: Os meios que pretendam fazer a cobertura do simulacro no local deverão informar a Galp Energia até ao final do dia de hoje.