A Galp Energia acolhe hoje a cerimónia de atribuição de prémios aos melhores projetos do programa Galp 20-20-20, o maior programa nacional de bolsas académicas na área da eficiência energética.
Os projetos premiados envolvem estudos de eficiência energética desenvolvidos em empresas dos mais diversos setores de atividade por alunos da Universidade de Aveiro, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Instituto Superior Técnico.
A cerimónia decorre a partir das 14h30 na sede da Galp Energia e contará com as presenças do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, do presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira, e de Carlos Costa Pina, administrador executivo responsável pela área da inovação e ligação ao mundo académico. Estarão igualmente presentes o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor José Fernando Mendes, o Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, Prof. Doutor José Santos-Victor, e o Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Prof. Doutor Sebastião Feyo de Azevedo.
O Programa Galp 20-20-20 é uma iniciativa exemplar, a nível nacional, na transferência de conhecimento e de inovação entre o mundo empresarial e académico. Lançado em 2007, já colocou bolseiros em mais de 130 empresas portuguesas que assim beneficiaram de inovadoras soluções de eficiência energética desenvolvidas por estudantes das principais universidades nacionais. O Programa atribui anualmente 21 bolsas de investigação de 3.000 euros a 21 alunos para o desenvolvimento destes projetos nas 21 entidades clientes, selecionadas pela Galp Energia.
Trabalhos premiados:
Universidade de Aveiro
1ºs Lugares: Sérgio Viseu (Hotel Tiara Atlantic Porto) e João Silva (Visabeira – Palácio do Gelo Shopping)
2º Lugar: Mário Heredia (Primagera)
Instituto Superior Técnico
1º Lugar: Guilherme Vendeirinho (Frauenthal Automotive)
2º Lugar: Cláudia Pousinha (OGMA)
3º Lugar: Gonçalo Faria (Lallemand Ibérica)
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
1º Lugar: Carlos Miguel Pinto Moreira (Bial)
2º Lugar: José Júlio Teixeira Pinto de Oliveira (Energetus)
3ºs Lugares: Christophe da Silva Vieira (Cordex) e Ana Patrícia Maia Oliveira (Lameirinho, Indústria Têxtil)