A Fundação Galp atingiu este fim-de-semana a meta de um milhão de quilómetros que tinha estabelecido para a quinta edição da iniciativa “Todos os Passos Contam”. O envolvimento das comunidades em torno deste movimento permitiu assim cumprir o objetivo de doar um milhão de refeições a famílias em situação de carência alimentar identificadas pela Rede de Emergência Alimentar.
Esta edição arrancou a 7 de outubro e contou com a adesão de mais de 60 mil participantes, de todos os distritos de Portugal continental e regiões autónomas, que registaram os seus quilómetros percorridos em caminhadas, corridas ou qualquer outro momento de atividade física. O movimento “Todos os Passos Contam”, iniciado em 2021, totaliza agora 4,2 milhões de refeições angariadas para quem mais precisa.
Para esta edição a Fundação Galp também contou com mais de 30 participações coletivas, como a da GNR e de parceiros sociais e desportivos das comunidades locais onde opera – Alcântara, Alcoutim, Cascais, Matosinhos, Sines, Santiago do Cacém –, que foram peça-chave no cumprimento do objetivo, contribuindo com milhares de quilómetros.
“Através da promoção da atividade física e da consciencialização para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, voltámos a fazer a diferença junto daqueles que mais precisam. O envolvimento em torno desta edição confirma o poder mobilizador de uma iniciativa que é já uma das mais acarinhadas e participadas entre as grandes campanhas nacionais de apoio aos Bancos Alimentares”, disse Sandra Aparício, responsável da Fundação Galp.
Por sua vez, Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA, refere que “uma vez mais esta iniciativa que a Fundação Galp propõe em benefício de quem precisa de apoio alimentar registou uma enorme adesão. É de salientar a mobilização de milhares de pessoas que registaram os seus passos na plataforma sabendo que estavam a contribuir para levar alimento à mesa de muitas famílias apoiadas pela Rede de Emergência Alimentar, numa parceria com enorme impacto social. Uma iniciativa que já tem hoje uma reputação que permite a confiança de muitos que nela participaram”.
Além da Fundação Galp e da Rede de Emergência Alimentar, o movimento “Todos os Passos Contam” tem o apoio da TVI, da Rádio Comercial e da Câmara Municipal de Cascais. Este ano a iniciativa também contou com o apoio do cantor Diogo Piçarra, da dupla musical Calema e da ginasta olímpica Filipa Martins, a que se juntaram Mónica Jardim (TVI) e Pedro Ribeiro (Rádio Comercial) como embaixadores.