A Galp acompanhou a progressão da pandemia COVID-19 desde a sua eclosão e expansão para fora da China articulando em início de fevereiro um plano de contingência com inúmeras medidas que, em primeiro lugar, assegurassem a segurança dos colaboradores, a continuidade das operações, o regular funcionamento de infraestruturas críticas – como as refinarias de Sines e Matosinhos, em Portugal – e a resposta às necessidades dos seus consumidores e empresas.
Com mais de 2.000 colaboradores em teletrabalho, as operações decorrem sem interrupção na rede de postos, na rede de distribuição de gás, na refinação e outras atividades recorrendo a Galp ao número de colaboradores estritamente necessário nestas instalações para não comprometer as diversas atividades.
A Galp foi escalando os mecanismos formais de acompanhamento conforme a realidade o foi exigindo, sempre numa lógica de antecipação e prevenção, com o sentido de urgência aguçado por tudo o que fomos assistindo nos países em que a pandemia eclodiu com maior impacto e comprometeu-se desde cedo com inúmeras iniciativas em prol da sociedade civil em todos os países afetados pelo COVID-19 em que está presente.
Portugal
Apoio à sociedade civil:
- Oferta de 30 ventiladores para hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
- Apoio a mais de 500 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) clientes com a oferta de mensalidade de eletricidade e gás
- Apoio com combustível a veículos de emergência do INEM e frotas de bombeiros
- Apoio com combustível e bens à Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar
e Comunidade Vida e Paz, que apoia pessoas sem-abrigo
- Cedência de espaço de media para comunicação da Direção Geral de Saúde e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
- Apoio com combustível a 200 caravanas e autocaravanas que vão estar disponíveis junto de hospitais para profissionais de saúde pernoitarem
- Fornecimento de energia ao hospital de campanha instalado no Super Bock Rosa Mota Arena, no Porto
- Abastecimento gratuito de energia aos hotéis que cederam os seus quartos aos profissionais de saúdem, como médicos e pessoal de enfermagem
- Apoio monetário ao movimento Unidos por Portugal, iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol para angariação de fundos e aquisição de material hospitalar que angariou mais de 400.000 euros
- Apoio a movimento Portugal entra em cena, iniciativa do Ministério da Cultura para criação
de um marketplace digital para artistas e técnicos do setor.
Apoio a colaboradores e clientes:
- Suspensão de cortes de fornecimento em contexto de pandemia em alinhamento
com indicações da ERSE
- Definição de planos faseados de pagamento de mensalidades
- Medidas máximas de higienização e prevenção na rede de postos (passa-valores onde possível; pagamentos eletrónicos e contactless, distância de segurança entre clientes)
- Linha de apoio psicológico para colaboradores
Espanha
- Estações de serviço dedicadas nas autoestradas, assinaladas através de campanha no Waze, com serviços específicos para transportistas, como ofertas especiais de refeições ligeiras; balneários (duche).
- Parceria com Uber Eats para disponibilização e entrega ao domicílio de bens de conveniência da rede de postos.
- Entrega de cabazes de bens essenciais a famílias carenciadas, em parceria com a Save the Children e a Uber Eats
- Disponibilização da rede Galp para a distribuição de máscaras faciais a transportistas, em parceria com a Fenadismer (Federação de empresas de distribuição de mercadorias)
Moçambique
- Distribuição de gás engarrafado aos 17 hospitais de prevenção que constituem a primeira linha de combate à pandemia de COVID-19 no país
- Campanha de sensibilização na rede de postos
- Apoio a Helpo, para apoio local sanitário às comunidades de Nampula
- Entrega de material de proteção e produtos de higiene e desinfeção
Brasil
- Participação, com o Instituto Brasileiro de Petróleos, em campanha de financiamento a um hospital de emergência dedicado a pacientes de COVID-19 e de aceleração dos testes de despistagem, entre outras medidas
Por uma questão de transparência, a Galp promoveu ainda a publicação e execução dos seus planos de contingência no website de todos os países onde temos operação. A empresa está ainda a avaliar inúmeras propostas de apoio ou de parceria nos diversos palcos em que está presente que permitam colocar as suas competências ao serviço das comunidades nesta altura singular em que todos dependemos de todos.
Sobre a Galp
A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Criamos soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual. A nossa oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atuamos na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e somos igualmente o maior produtor Ibérico de energia elétrica de base solar. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. Somos, por isso, líderes do nosso setor nos principais índices mundiais de sustentabilidade. A Galp emprega diretamente 6.360 pessoas.