A Galp Energia, parceira do consórcio para a exploração da Área 4 na bacia do Rovuma, no offshore de Moçambique, anuncia a execução bem-sucedida da campanha de avaliação na descoberta Agulha, na parte sul da Área 4.
A delineação foi realizada através do poço de avaliação Agulha-2, o qual foi perfurado 12 quilómetros a sul do poço descobridor, Agulha-1, e comprovou uma coluna de gás com 25 metros em reservatórios de arenito de boa qualidade do intervalo Paleoceno, tendo confirmado a extensão sul do campo.
Este foi o décimo segundo poço perfurado com sucesso na Área 4, onde o total de recursos descobertos está estimado em aproximadamente 85 Tcf de gás no jazigo.
O poço de avaliação Agulha-2 foi perfurado em lâmina de água de 2.603 metros e atingiu uma profundidade total de 5.645 metros. O poço está localizado a aproximadamente 80 quilómetros da costa de Cabo Delgado.
O consórcio está atualmente a perfurar o poço de exploração Dugongo-1 e a avaliar a perfuração de um possível poço subsequente na área.
A Galp Energia detém uma participação de 10% no consórcio que explora a Área 4, cabendo 70% à Eni East Africa (operadora), 10% à KOGAS e 10% à ENH.
Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.