Nos termos e para os efeitos do disposto nos artigos 16º e 17º do Código dos Valores Mobiliários, a Galp Energia, SGPS, S.A. (“Galp Energia”) vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:
No dia 2 de Abril, a Fidelity International Limited (“FIL”) comunicou à Galp Energia que, os fundos mutualistas e outras contas de investimento geridas pelas afiliadas da FIL, passaram a deter uma participação qualificada de valor inferior ao limite de 2%, por via da venda de 1.699.000 acções no mercado regulamentado da Euronext Lisbon. Dado que, os direitos de voto da Galp Energia totalizam 829.250.635 e que à data de 31 de Março de 2008 o número de acções detidas pela FIL é de 15.110.027, esta empresa detém aproximadamente 1,82% do capital social da Galp Energia e respectivos direitos de voto.
As participações accionistas da FIL têm um carácter de investimento e não constituem nenhuma tentativa de influenciar o controlo ou direcção da Galp Energia.
A FIL comunicou ainda a que fundos mutualistas e contas de investimento são imputáveis os direitos de voto acima referidos.